Controle de baratas que inclui o emprego do controle biológico é eficaz, reduz riscos de contaminações e proporciona efeito mais duradouro.

Com o aumento dos centros urbanos houve um aumento na concentração da população de forma desorganizada apresentando hábitos que favoreceram o crescimento de pragas associadas na sociedade humana. A barata (Blatella germanica) é um inseto extremamente ligado a essas condições favorecidas pelos resíduos obtidos do cotidiano.

O uso de inseticidas químicos em ambientes industriais (alimentos, bebidas, farmacêuticas, etc), Hospitais e Hotéis, domiciliares e em locais de armazenamento e manipulação de alimentos pode provocar a contaminação do homem, animais domésticos e meio ambientes.

Estratégias biológicas de controle de baratas, que incluem o emprego do fungo Metahrizium anisopliae, são eficazes, reduzem riscos e proporcionam um efeito mais duradouro.

O fungo M. anisopliae ocorre infectando naturalmente mais de 200 espécies de insetos em diferentes ordens e pode ser considerado um importante agente biológico de controle de pragas.

Esse patógeno tem ampla distribuição geográfica podendo ser facilmente isolado de amostras de solo e de diversos artrópodes. Seu emprego na agricultura vem sendo difundido e, em alguns casos, já é considerado um importante agente de controle de em diversos países da América Latina, sendo muito utilizado para o controle de cigarrinhas em pastagens e na cana-de-açúcar.

Algumas características comportamentais das baratas, como o hábito de viverem agregadas, e as condições de alta umidade e temperatura dos esconderijos, podem favorecer a ação desse patógeno sobre a população, levando à infecções secundárias ou favorecendo a ocorrência de epizootias.

Diferentemente do que foi observado para a inoculação via oral, usando-se a isca contaminada, a mortalidade de ninfas e adultos de Blatella germanica foi elevada quando os insetos foram submetidos à superfície contaminada pelo patógeno. Para ninfas, observou-se mortalidade de até 83% apenas 9 dias após a aplicação (Figura 1A). No caso de adultos, a mortalidade chegou a 97% (Figura 1B).

Figuras 1A e 1B- Mortalidade de ninfas e adultos de <em>Blattella germanica expostos à superfície contaminada com Metarhizium anisopliae em diferentes concentrações.

Figuras 1A e 1B- Mortalidade de ninfas e adultos de Blattella germanica expostos à superfície contaminada com Metarhizium anisopliae em diferentes concentrações.

 

controle biologico baratas Blattella germanica

Mortalidade de adultos de Blattella germanica infectados e não infectados por Gregarina sp. submetidos ao tratamento com o fungo Metarhizium anisopliae (5×105 conídios/inseto)

A quantidade de estruturas infectivas do fungo adquirida pelo indivíduo e a via de infecção são fatores que estão diretamente relacionados com a velocidade do processo de doença nas Baratas. Os fungos são organismos que atuam, principalmente, por contato, penetrando o exoesqueleto por ação mecânica e enzimática e colonizando o inseto a partir desse mecanismo de invasão. Pode também ocorrer a infecção via aberturas naturais, como os espiráculos, boca e ânus, porém em menor intensidade.

Na infecção via tegumento, o desenvolvimento da doença e consequente morte da Barata é dependente do potencial de inóculo, representado pelo número de estruturas do fungo envolvidas no processo infectivo. Esse número, necessário para o desencadeamento da doença, varia em função da espécie e linhagem do fungo e da predisposição ou suscetibilidade do hospedeiro. Desse modo, o sucesso no controle de Blatella germanica com M. anisopliae depende, entre outros fatores, do número de conídios aderidos em cada indivíduo. Para baratas expostas à superfície contaminada com M. anisopliae, a formulação em pó seco favoreceu a adesão de um número maior de conídios no tegumento, inclusive em locais de difícil limpeza pelo inseto, levando a altos índices de mortalidade. O talco mineral utilizado na mistura possui propriedades físicas que auxiliaram a aderência, atuando como um carregador de conídios.

A avaliação de formulações, que proporcionem uma maior aderência do fungo ao inseto e mantenham a alta viabilidade do patógeno em condições de uso e armazenamento, é uma etapa importante no desenvolvimento de produtos comerciais.

A segurança do tratamento biológico é uma vantagem que deve ser considerada no Controle de Pragas Urbanas, visando a redução dos riscos dos inseticidas químicos em ambientes industriais e também nos domicílios.

Texto adaptado da Tese de Doutorado de Rogério Biaggioni Lopes – ESALQ-USP

Comparando o Controle de Pragas BIOMAX com a Dedetização efetuado pelas “dedetizadoras” as principais vantagens são as seguintes:

Controle de Pragas BIOMAX

Dedetização Tradicional

Visão global dos problemas

Visão localizada

Identificação correta dos problemas

Não identifica causa dos problemas

Efetua levantamentos iniciais de infestação

Atuação indiscriminada

Monitoramento sistemático

Não avalia as infestações

Aplicações tópicas em locais críticos

Aplicações em área total

Utiliza termonebulização somente em locais estratégicos

Uso constante da termonebulização, deixando resíduos em todos os ambientes

Utiliza métodos alternativos sustentáveis de controle

O controle é baseado no uso exclusivo de “coquetéis” com produtos químicos

O gasto de produtos químicos é bastante reduzido

Maior gasto de produtos químicos

Maior gasto de horas técnicas dedicadas à contratante

Não existe uma atuação dos responsáveis técnicos

Menor probabilidade de contaminação de produtos, pessoas, animais e ambiente

Devido a maior quantidade de resíduos, existe a maior probabilidade de contaminação do ecossistema.

Seletividade sobre inimigos naturais das pragasMaior impacto sobre inimigos naturais das pragas
Menor ressurgência e resistência de pragasMaior número de casos de resistência e ressurgência de pragas
É responsável por embalagens e restos de produtos que sobram das aplicaçõesNão se responsabiliza pelos resíduos
As atividades podem ser executadas durante o funcionamento da empresa e com a presença de funcionáriosExige a ausência de funcionários nos locais que serão tratados
A metodologia está de acordo com as normas de gestão ambiental – corrige e evolui junto com a empresa contratanteDesconhece esse fato
Possui assessores de nível internacionalNão possui assessores
Apresentação de relatórios mensais circunstanciados completos sobre as atividades executadas e de documentos exigidos por auditores externosDesconhece esse fato

Para saber mais entre em contato agora mesmo

A BIOMAX é especializada no Controle Integrado de Pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, centros comerciais (shoppings), em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências do Ministério da Agricultura, da ANVISA e Certificações (nacionais e internacionais) RDC 216 204BPFHACCPISO 14001ISO 22000

Atendemos toda a região sudeste.

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Empresas e indústrias consulte-nos!

Realizamos o Controle de Pragas efetivo.

fonte da foto: http://super.abril.com.br/

Sumário
Controle de Baratas
Nome do Artigo
Controle de Baratas
Descrição
O Controle de Baratas que utiliza fungos tem efeito eficaz, é mais duradouro e reduz riscos de contaminação química na indústria e em residências. A segurança do tratamento biológico é uma vantagem que deve ser considerada no Controle de Pragas Urbanas, visando a redução dos riscos dos inseticidas químicos em ambientes industriais e também nos domicílios.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A Opp.ag é uma agência de Propaganda e Marketing especializada em Marketing Digital. Atende empresas dos mais diversos segmentos, e com sua expertise realiza campanhas on-line e off-line, análise de mercados, sistemas para internet, gestão de conteúdo para website, blogs e redes sociais e marketing de busca. A Opp.ag também apresenta e desenvolve inovações criativas e diferenciadas com várias ferramentas para promover seus clientes, tais como o WiFi Marketing, uma plataforma de comunicação inteligente para rede de visitantes WiFi.