HACCP

O Controle de Pragas BIOMAX habilita empresas para HACCP: Sistema de Gestão de Segurança Alimentar

HACCP Hazard Analysis and Critical Control Point

O controle de pragas é estabelecido pela legislação vigente (ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como requisito na indústria de alimentos. Além disso, faz parte de uma série de exigências para certificações, como a ISO 22000.

HACCP

Faz parte do conjunto de ações de Boas Práticas de Fabricação previstos para a aplicação do programa HACCP (do inglês Hazard Analysis and Critical Control Point) ou APPCC (em português: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Esse sistema baseia-se na análise de diversas etapas do processo de produção, visando os perigos potenciais à saúde do consumidor.

Os principais pontos de perigo ou PCC (pontos críticos de controle) estão relacionados à contaminação por agentes físicos, químicos ou microbiológicos, que podem acontecer em todas as etapas da produção:

Após a identificação dos PCCs, controle é garantido pela ISO 9000. Como se complementam, a ISO 9000 e o HACCP devem ser usados em conjunto e são fundamentais para a evolução do negócio.

O aumento da produção, muitas vez em escala mundial, aliado aos novos hábitos de consumo, fez com que surgissem novos perigos de contaminação e os já existentes tornaram-se ainda mais resistentes. Esse é o caso da incidência de pragas.

Além do controle e higiene, tanto dos manipuladores, do local e dos equipamentos, o controle de pragas é essencial para assegurar a qualidade e a segurança alimentar dos produtos. Isso porque ele evita a transmissão de doenças causadas por animais e insetos e a deterioração dos alimentos, que podem culminar, além do risco à saúde, em aumento de custos e na perda de credibilidade.

Neste cenário, o Controle de Pragas, realizado pela BIOMAX, atende as necessidades deste setor, já que com ele potenciais riscos por contaminação por agentes químicos e patológicos são criteriosamente analisados, encontrados e corrigidos.

O Controle de Pragas BIOMAX e o Manejo Ecológico de Pragas visam o controle da praga minimizando o uso de inseticidas para, assim, diminuir o risco de contaminação química, além de prevenir e combater a incidência de pragas.

Após uma detalhada análise dos espaços, é feita a eliminação dos pontos de acesso. Os técnicos da BIOMAX definem ações para eliminar os 4A’s (abrigo, acesso à água e alimentos para os animais e insetos). Em casos de infestações instaladas, além desses procedimentos são realizadas ações de combate. Caso necessário, ações são aplicadas de maneira racional, de forma que não impacte o processo produtivo, o meio ambiente nem gere riscos de contaminação química em pessoas.

É importante lembrar que o monitoramento periódico também faz parte do Controle.

Entre em contato!


Sumário
HACCP
Nome do Artigo
HACCP
Descrição
O Controle de Pragas BIOMAX habilita empresas para o HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point): sistema de gestão de segurança alimentar
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

%d blogueiros gostam disto: