Índice
Identificar e diferenciar rato e ratazana é indispensável para sucesso da desratização
Desratização BIOMAX evita ‘efeito bumerangue’ e exclui a possibilidade de contaminação de ambientes, manipuladores e produtos em indústrias e empresas.
Desratização
Controle de roedores, como também é conhecida, consiste em um conjunto de técnicas, que visam erradicar a presença de roedores. Para isso, são usados métodos físicos, biológicos e químicos, estrategicamente escolhidos e aplicados de acordo com cada tipo de infestação.
A espécie do roedor e o tipo de ambiente são fatores primordiais para o controle definitivo da praga em ambientes infestados, como indústrias e armazéns, por exemplo. A desratização propõe um tratamento que exclui a possibilidade de contaminação do ambiente, manipuladores e produtos, sobretudo quando se trata de produtos alimentícios, já que o uso de inseticidas é extremamente controlado.
Ao contrário da simples dedetização, a desratização evita o efeito bumerangue. Ou seja, o aumento do número de roedores após alguns meses de ter sido praticada uma ação de controle ineficaz.
Tipos de Ratos e Suas Características
Ratazana e Ratos
A variedade de espécies entre os roedores é grande: mais de três mil. E para saber qual a melhor estratégia de controle, identificar a praga com que está lidando é indispensável. Quando falamos em controle de pragas, quatro espécies se mostram mais frequentes:
Além deles, é preciso citar a espécie conhecida como rato-do-capim (Bolonys lasyurus). Até pouco tempo, ele era encontrado quase que exclusivamente em matas e capins altos. Mas com o desmatamento e queimadas, ele está sendo encontrado, também, nas cidades, caracterizando, assim, o quarto roedor sinantrópico.
Todas as espécies têm características em comum que auxiliam no reconhecimento da praga: um par de dentes incisivos no seu maxilar superior, pernas curtas e cauda longa.
Os ratos podem ser confundidos com ratazanas jovens, mas há algumas diferenças: as orelhas de um são maiores e a cauda mais comprida em comparação com o corpo, se comparados às ratazanas jovens, que têm a cabeça e os pés maiores em relação ao corpo. Além disso, os ratos são, geralmente, de cor cinzenta clara ou acastanhada, com um tom mais claro na zona da barriga.
A ratazana comum é maior do que o rato negro, tem um corpo mais grosso, cauda mais curta do que a cabeça e o corpo juntos, cor mais clara debaixo da cauda, orelhas pequenas e peludas e nariz grosso. Já o rato negro tem corpo delgado, orelhas grandes, nariz pontiagudo, cauda mais longa que a cabeça e o corpo juntos.
Hábitos alimentares do Rato e da Ratazana
Assim como as ratazanas, os ratos são onívoros, porém, a ratazana comum e o rato doméstico preferem cereais. Já o rato negro prefere frutas e alimentos com elevado teor de humidade.
A ratazana comum corta o grão quando o come, dando-lhe a aparência de que foi fatiado, procura por alimento nos mesmos locais e bebe cerca de 60 ml de água por dia.
O rato negro também corta o grão e quase nunca come no mesmo local consecutivamente, o que faz com que sejam mais difíceis de controlar, pois são necessários muitos pontos de iscagem.
O rato doméstico, por sua vez, quando se alimenta, esmaga o grão e remove a casca exterior para comer o endosperma branco que se encontra no interior, procura por alimento nos mesmos locais e podem sobreviver sem água, mas, geralmente, bebem até 3 ml por dia se a dieta for particularmente seca.
Abrigos
As ratazanas comuns vivem, geralmente, no solo e em tocas, mas são vistas com frequência em sistemas de esgoto e ao ar livre. Se cavarem em canos de esgoto, podem causar grandes prejuízos. É comum que deixem manchas contínuas por onde passam por conta do pelo oleoso.
Os ratos negros estão mais presentes em locais de clima temperado, como zonas portuárias. São ágeis e têm facilidade de construir ninhos em locais altos, como debaixo de telhados e em árvores. Por se locomoverem com as pontas dos pés, as superfícies por onde passam ficam marcadas com manchas separadas, ao contrário das ratazanas.
Já os ratos domésticos estão quase sempre no solo e fazem ninhos em tocas, embora sejam ágeis e possam, também, escalar com relativa facilidade. Em infestações, a oleosidade do corpo, aliada à sujeira e urina formam crostas características, que facilitam a identificação, além de que suas pegadas são menores do que as das ratazanas.
Outro fator que auxilia na identificação é o excremento, que se diferem em tamanho e forma. O excremento das ratazanas comuns são grandes, de 9 a 14 mm de comprimento, com cor castanho escuro e forma cônica (parecido com um grão de arroz). Já o do rato negro é longo, fino e menores do que o das ratazanas. O excremento do rato doméstico tem entre 3 e 8 mm e são, quase sempre, encontrados de forma espalhada. Tem forma granular e são bem escuros.
Reprodução
Diferente das ratazanas, os ratos atingem a maturidade sexual antes e têm ninhadas maiores e mais frequentes. Já os recém-nascidos de todos os tipos de roedores têm a mesma característica: são cegos, não têm pêlos e são completamente dependentes das progenitoras.
A BIOMAX é especializada em Controle de Pragas em Indústrias, Industriais de Alimentos, Industria Farmacêutica, Hospitais, Centros Empresariais e Shoppings. Consulte-nos!
Atendemos toda a região Sudeste.
Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:
- Controle de Pragas
- Controle de Pombos
- Desinsetização
- Desratização
- Descupinização
- Fumigação
- Controle Integrado de Pragas
- Identificação de Pragas
- Análise do Ar
- rdc 275
- Boas Práticas de Fabricação
Empresas e indústrias consulte-nos!
Realizamos o Controle de Pragas efetivo.

