Somos Especialistas em

Controle Integrado de Pragas

Para a Indústria de Alimentos.

Solução Eficaz com Segurança Máxima!

Controle Integrado de Pragas

Controle Integrado de Pragas BIOMAX mantém o ambiente livre de pragas, promove a segurança dos produtos fabricados, dos colaboradores e do meio ambiente

As pragas urbanas estão há muito tempo por toda parte. Algumas espécies de ratos, baratas, cupins, formigas e pombos, além de ser um incomodo, podem transmitir diversas doenças ao ser humano. Leptospirose, salmoneloses, transtornos respiratórios e neurológicos, dengue e diarreia são algumas das patologias mais conhecidas pela contaminação por meio desses animais, que vivem lado a lado do homem nos centros urbanos.

ratazana rato diferença

Ratazana: A identificação da espécie é fundamental para o Controle de Pragas efetivo

Para ter ideia, o fóssil mais antigo de uma barata que já foi catalogado data de 350 milhões de anos. Levando em conta que o planeta Terra existe há mais de 4,6 bilhões de anos e de que o homem o povoa há pouco menos de 200 mil anos – segundo a maioria das pesquisas –, é possível compreender que estes animais acompanham o ser humano já faz muito tempo.

Outro fato interessante é que essas pragas se adaptam às mudanças que o homem exerce no meio em que vive e ‘aproveitam’ as condições mais fáceis de sobrevivência, que são o resultado das modificações realizadas pelo ser humano. Por exemplo, uma colônia de cupins que vive em uma árvore, com a degradação do meio ambiente é obrigada a procurar outro abrigo.

Com o objetivo de combater esses problemas, uma técnica muito conhecida em cenários agrícolas é usada com eficiência nas cidades: o Controle Integrado de Pragas urbanas. Este sistema visa impedir que animais se instalem e gerem danos significativos, além de diminuir a quantidade de pesticidas, o que favorece o meio ambiente e diminui consideravelmente os custos dispensados com os defensivos, por exemplo.

Para que o controle seja realmente eficaz, é necessário conhecer bem os hábitos das espécies a serem combatidas. Assim, é essencial obter informações como o ciclo de vida, habilidades, alimentação e reprodução das espécies, e, a partir de tais informações as providências serão realizadas.

Algumas dessas ações, como a remoção ou a limitação de fontes de alimento, água e abrigos, são baseadas em fatores de controle. Se este manejo for combinado com ações de combate direto às espécies – com produtos químicos –, o resultado será o mais positivo possível, podendo erradicar a espécie.

Além de tratar-se de obrigatoriedade, o Controle Integrado de Pragas na indústria de alimentos é critério para que a empresa tenha destaque competitivo por adequar e usar políticas de controle de pragas eficazes e sustentáveis, seguindo as diretrizes da ANVISA, boas práticas de fabricação, como BPF , ISO 14001 e ISO 22000, e também recomendações de certificações internacionais tais como HACCP (APPCC em português). Fundamentais num mercado cada vez mais globalizado.

Baixe o Artigo na Íntegra Aqui:

Controle Integrado de Pragas

.

Controle Integrado de Pragas engloba 5 fases

Inspeção

Identificação

Medidas corretivas e preventivas

Desinsetização

Avaliação

Monitoramento

Além disso, ele é realizado por meio de medidas fundamentadas no controle ecológico, minimizando os efeitos negativos de produtos químicos nos produtos, nos colaboradores e no meio ambiente.

De modo geral, primeiro é realizada a identificação da espécie e a compreensão de sua biologia e comportamento. Depois, determina-se o nível de infestação para a escolha dos métodos de combate adequados a cada caso. É importante também analisar e determinar as condições que propiciam a reprodução da espécie no local. A implementação das medidas de controle químico e biológico vem em seguida, após o conhecimento e a avaliação – riscos e benefícios – das medidas preventivas e corretivas e a escolha correta dos possíveis produtos químicos a serem utilizados. Vale lembrar, que os mesmos precisam ser devidamente registrados.

É necessário frisar que o Controle Integrado de Pragas deve ser realizado por empresas qualificadas. Essas ações não ficam restritas às indústrias e empresas, que as encaram como pré-requisito para manter a qualidade dos produtos e para a melhoria das condições de produção. Cada vez mais empresas especializadas estão sendo procuradas para acabar com esse problema em casas e apartamentos.

Atendemos toda a região sudeste.

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Empresas e indústrias consulte-nos!

Realizamos o Controle de Pragas efetivo.

Apresentação:

Controle Integrado em Granjas Avícolas

BIOMAX Manejo Ecológico de Pragas

Ou ligue-nos:

(19) 3124 3600

email: biomax@biomax-mep.com.br

Rua Aristides Giusti, 145
Unileste
Piracicaba-SP
13422-192

Exibir imagem da BIOMAX – Matriz

A BIOMAX tem filiais estrategicamente posicionadas na região sudeste para atender seus clientes com rapidez e eficiência:

  • Piracicaba – SP
  • Jundiaí – SP
  • Monte Alto – SP
  • Anápolis – GO

Quero Informações

Respeitamos sua privacidade, seus dados na BIOMAX são todos tratados com sigilo absoluto.

Sumário
Controle Integrado de Pragas
Nome do Artigo
Controle Integrado de Pragas
Descrição
Controle Integrado de Pragas visa impedir que pragas se instalem e causem danos à produção. É eficaz e seguro para os produtos, pessoas e o meio ambiente.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas