Entre as várias espécies de percevejo, uma das mais famosas (e mais incômodas!) é, sem dúvida, o percevejo-de-cama, inseto que é mundialmente conhecido como ‘bed bug’.

Esse pequeno animal de forma achatada – com tamanho de 4mm a 7mm e pertencente à família de insetos Cimicidae – é um parasita de hábito noturno que se alimenta do sangue de seus hospedeiros (humanos e animais).

Embora não transmita doenças, sua picada indolor causa transtornos, desconfortos e reações indesejadas ao ser humano como coceiras e alergias.

Antes restrito a localidades com baixas condições sanitárias, hoje o percevejo-de-cama se prolifera como um turista indesejado que pega carona na globalização, no aumento do turismo e no fluxo frenético do comércio internacional.

Por isso, o controle de infestação de percevejo-de-cama é essencial para garantir a saúde pública em locais como hotéis, pousadas, hospitais, salas de cinema, teatros e no transporte público (ônibus, metrô, trens, empresas aéreas).

Perguntas e Respostas sobre Percevejo de Cama:

Perguntas e Respostas sobre o controle de praga - Percevejo de Cama

Perguntas e Respostas sobre o controle de praga – Percevejo de Cama

Como os Percevejos chegam até você?

Nas últimas décadas, o percevejo-de-cama tem se mostrado um parasita bastante resiliente e migratório.

Num passado não tão distante, registros dessa praga haviam se tornado raros. Sua presença era verificada apenas em locais sujos e sem higiene sanitária como, por exemplo, cortiços, albergues, pensões mal cuidadas e penitenciárias.

Hoje, porém, o aumento do fluxo de viajantes pelo mundo contribuiu com a proliferação deste inseto e o aumento de infestações, inclusive em locais antes livres deste parasita.

Essa é uma constatação do Instituto Biológico (IB) de São Paulo Instituto Biológico de São Paulo, que possui um programa de monitoramento de percevejo-de-cama.

Isso significa que os percevejos-de-cama ‘embarcam’ em malas e bagagens e viajam por aí, indo parar em nossas roupas, camas de hotéis e pousadas (travesseiros, fronhas, colchas, toalhas edredons e lençóis), mobílias velhas, estrados, cabeceiras e outros locais.

Mas eles também se ‘hospedam’ em bancos, cadeiras, cortinas e carpetes de ônibus, salas de cinema, auditórios e outros espaços propícios.

E, eventualmente, os percevejos-de-cama, que são parasitas que se alimentam de sangue, são introduzidos em novas áreas depois de serem transportados por hospedeiros como pets, morcegos e pássaros.

Sinais de percevejo na sua cama

Além da desagradável coceira, a presença do percevejo-de-cama é identificada com um sinal físico bastante peculiar: marcas de picadas (nos braços, pernas e outras partes do corpo humano) que geralmente surgem alinhadas. Esta é uma assinatura clássica desses parasitas.

Sinais de percevejo na sua cama

Sinais de percevejo na sua cama

Outra marca dos percevejos é a existência de pequenas manchas escuras nos lençóis, fronhas e outros tecidos. Esses rastros são, na verdade, fezes.

Estranhos odores, como o cheiro de mofo e da impopular ‘maria-fedida’, também podem indicar a presença de colônias de percevejos-de-cama.

Onde Deve Procurar?

Os percevejos-de-cama habitam frestas, esconderijos e outros locais onde podem se abrigar.

Para rastrear e localizar esses pequenos e indesejáveis invasores é necessário fazer buscas ativas em colchões, roupas de cama (lençóis, fronhas, cobertores e edredons) e móveis como camas, sofás, poltronas, cabeceiras, guarda-roupas e armários.

Como identificar o percevejo-de-cama?

Esses parasitas que geralmente entram em ação na calada da noite, em busca de sangue, não têm asas e possuem corpo arredondado de cor vermelho acastanhado na vida adulta. Contudo, em outras fases do ciclo de vida apresentam outras colorações: quase branca (quando eclodem dos ovos) e marrom (escuro ou claro).

Seu tamanho médio gira em torno de 4 mm a 7mm e normalmente são vistos em grupos.

Como identificar o percevejo-de-cama

Como identificar o percevejo-de-cama

O que se deve fazer ao identificar a infestação?

O controle de infestações de percevejos deve ser delegado a profissionais com experiência no manejo desse tipo de praga.

Esta é a solução mais recomendada no caso de grandes infestações, já que trata-se de um inseto com grande capacidade reprodutiva. Para se ter uma ideia, ao longo da vida – que vai de 6 meses a 1 ano – uma fêmea de percevejo pode depositar mais de 300 ovos.

Mas para amenizar o problema também é possível a adoção de medidas preventivas como:

  • aspiração frequente do pó e resíduos no colchão, travesseiros e roupas de cama, em frestas e fissuras de móveis, camas, estrados e outros locais
  • lavagem de itens de cama, mesa e banho e posterior exposição ao calor (sol ou secadora de roupas)

Medidas para Evitar os Percevejos

Outra medida para evitar a proliferação dos percevejos envolve o cuidado com a aquisição de roupas e móveis usados.

A explicação é simples: esses ítens de segunda mão podem podem abrigar silenciosos exércitos de percevejos-de-cama.

Portanto, quando adquirir peças de vestuário usadas ou aquele móvel lindo que veio de um antiquário faça uma inspeção cuidadosa para evitar problemas à frente.

No caso das roupas, é fundamental lavá-las imediatamente. E para os móveis vale a pena passar produtos higienizantes (como lustra-móveis, por exemplo) e outros que não causem danos e estragos à madeira, superfícies e outros materiais.

É importante também fiscalizar fendas e rachaduras em molduras, abajures, escrivaninhas e objetos decorativos.

Por fim, cabe ainda uma boa inspeção em malas, bagagens e outros pertences de viagem, além de cortinas e tapetes.

Percevejos e Hotéis

Em viagens de turismo ou negócios, também não custa fazer um ‘check list’ no quarto ou suíte que você vai utilizar durante o período de estada.

Vale a pena fazer uma rápida vistoria para identificar a existência dos ‘bed bugs’. Observe se:

  • existem vestígios de sangue no colchão, eles podem sinalizar que percevejos se alimentaram por ali
  • as bordas da cama e a costura do colchão não escondem o inimigo
  • a cabeceira da cama, móveis de madeira e estofados também estão livres de infestação

O Controle de Pragas para em Hospitais e Hotéis

O setor de prestação de serviços é um dos principais alvos do percevejo-de-cama, especialmente os segmentos de saúde e hotelaria.

A grande quantidade de quartos, leitos, mobília de madeira, itens decorativos e depósitos de peças de roupa, cama, mesa e banho podem transformar hotéis e hospitais em apetitosos ‘resorts’ para os percevejos.

Claro, esse risco é bem maior em locais desprovidos de ações preventivas e tecnologias adequadas de combate a pragas urbanas.

A BIOMAX é uma empresa brasileira que oferece diferentes soluções para o controle de pragas urbanas em instalações comerciais, industriais e empresas prestadoras de serviços como redes de hotéis, hospitais e maternidades.

Principalmente em negócios como esses, o grande fluxo de pessoas com malas, bagagens e pertences oriundos de diferentes lugares pode provocar infestações de pragas como o percevejo-de-cama.

Para garantir a segurança desses espaços, e também de outros negócios, a BIOMAX possui um amplo portfólio de serviços de controle de pragas, desenvolvidos para o atendimento de demandas específicas.

A BIOMAX é especialista na execução de serviços de controle e manejo de pragas invasoras.

A empresa realiza intervenções em ambientes e espaços infestados por pragas, sempre norteada pelos princípios da sustentabilidade ambiental.

E também em total conformidade com legislações/normas/resoluções vigentes no país como, por exemplo:

Mercado de atuação

Atendemos companhias de diferentes segmentos que necessitam aprimorar a gestão de pragas urbanas em suas instalações.

Entre nossos clientes figuram empresas das áreas de:

  • prestação de serviços médicos e de hotelaria
  • alimentos e bebidas
  • produtos farmacêuticos
  • nutrição animal
  • pet food
  • embalagens
  • zootecnia (granjas, haras, estábulos)

Para essas e outras companhias disponibilizamos serviços terceirizados com máxima qualidade, tecnologia e segurança ambiental.

Nosso carro-chefe é o Manejo Ecológico de Pragas (MEP), método abrangente e sustentável que engloba uma sequência de procedimentos visando a solução do problema sem causar impactos ambientais desnecessários.

Infográfico Manejo Ecológico de Pragas

MEP é um conceito de controle de pragas mais amplo do que o tradicional

 

Mas também executamos serviços de controle integrado de pragas, desinsetização, desratização, descupinização, fumigação, controle fitossanitário e dedetização de contêineres, controle de pombos, escorpiões e morcegos.

Consulte a BIOMAX!

Telefone: (19) 3124-3600

E-mail: biomax@biomax-mep.com.br

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Saiba também sobre a legislação e regulamentação vigente da ANVISA:

entre outros.

Empresas e indústrias consulte-nos!

Realizamos o Controle de Pragas efetivo.

Sumário
Percevejo: Perguntas e Respostas
Nome do Artigo
Percevejo: Perguntas e Respostas
Descrição
A BIOMAX oferece soluções eficazes para o controle de pragas urbanas tais como infestações de Percevejo (bed bug) em hotéis, pousadas, instalações comerciais, industriais e empresas prestadoras de serviços como redes de hoteleiras, hospitais e maternidades.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.