ISO 14001 Meio Ambiente

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental Suportado pelo Controle de Pragas BIOMAX

A preocupação para diminuir o impacto ambiental na indústria e no agronegócio é cada vez maior, assim como a produção sem riscos ambientais é realidade e exigida por lei.

Metas da ISO 14001:

Isto significa que devem ser identificados os aspectos do negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua.

Qual o Principal Objetivo do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001?

Minimizar impactos ambientais é o objetivo principal do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), que estabelece a estratégia ambiental da organização.

A interferência do negócio no meio ambiente deve ser adequado, na escala e impactos, além de incluir compromissos com a melhoria contínua, a prevenção da poluição e a manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros.

Deve também ser documentada, comunicada aos funcionários e acessível ao público.

Para Quem a ISO 14001 é Relevante?

Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.

Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:

Certificações de qualidade em processos, como a ISO 14001 (ABNT NBR) são aplicadas em qualquer tipo de organização, com a implementação de sistemas de gestão ambiental, seguindo a metodologia:

PDCA ( Planejar > Executar > Verificar > Agir )

Planejar: traçar os objetivos e os processos necessários para se atingir os resultados levando-se em consideração a política ambiental da empresa

Executar: colocar em prática os processos planejados na etapa anterior;

Verificar: fazer o exercício de monitoramento do atendimento dos processos em relação a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais, entre outros, e relatar os resultados;

Agir: agir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.

O Suporte e o Papel da BIOMAX

A BIOMAX alia soluções e técnicas sustentáveis para o Controle de Pragas que são eficazes, otimizam os benefícios e reduzem os impactos ambientais. Suporte e apoio para o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) definida pela ISO 14001.

Apoia a aquisição e a manutenção de várias certificações, pois enfatiza soluções racionais e eficazes, que utilizam, apenas se necessário, quantidades reduzidas de produtos químicos. Desprende-se tempo sim, no planejamento e diagnóstico completo da infestação da praga, implanta um programa de combate eficaz e conscientiza os envolvidos nos processos para adoção de técnicas preventivas e boas práticas de higiene e manipulação.

A Gestão dos Resíduos Sólidos e Químicos Oriundos do Controle de Pragas

Inseticidas podem ser definidos como produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados no controle de pragas considerados nocivos ao homem, à animais, e meio ambiente. Tanto na Indústria como na agricultura a utilização de pesticidas é vasta e extensiva, e pode se tornar um grande problema para o processo produtivo industrial quanto a sua utilização de forma indiscriminada, sem equipamentos de proteção individual para a aplicação, além do descarte incorreto.

Em 2009, foram notificados 5.204 casos de intoxicação humana por agrotóxicos no Brasil, respondendo por aproximadamente 7,98 % de todos os casos de intoxicação notificados no país. Do total de registros de intoxicação por agrotóxico, 65% referiam-se a intoxicações por produtos de uso agrícola e 35% por produtos de uso doméstico (FIOCRUZ, 2010).

Devido à importância das questões ambientais, seja para a produção industrial, agropecuária ou para práticas mais sustentáveis, a certificações de gestão ambiental normatizam questões antes negligenciadas, tais como o destino correto do lixo, técnicas de controle pragas menos agressivas e a uma visão mais holística da utilização de inseticidas.

Logística Reversa

Ainda de acordo com a Lei vigente, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a implementar sistema de logística reversa de determinados produtos e embalagens (pilhas e baterias, agrotóxicos, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos) como forma de efetivação do princípio do poluidor – pagador e da responsabilidade compartilhada, orientando os consumidores sobre o retorno do produto ou embalagem aos comerciantes ou distribuidores, os quais devolvem aos fabricantes ou importadores, que por sua vez, darão o destino ambientalmente adequado. O poder público, representado pelo titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, compete-lhe implantar o sistema de coleta seletiva e de compostagem, proporcionar disposição final ambientalmente adequada. O cumprimento destas responsabilidades será priorizado pela organização, podendo ser apoiado, pelos stakeholders e por associações de catadores de materiais recicláveis.


É importante frisar que a BIOMAX não é uma empresa certificadora, mas oferece suporte e apoio para indústrias e empresas atentas às regras de normas certificadoras, adequação e exigências da Lei.


A BIOMAX é uma empresa moderna que apoia a indústria e empresas na busca de práticas sustentáveis e responsáveis com as pessoas e meio ambiente. Controla Pragas sem riscos à saúde humana e ambiental. Mantém parceria com o Centro Boldrini de combate ao câncer infantil de Campinas/SP. No sistema de Manejo Ecológico de Pragas prevê o destino adequado de resíduos sólidos, embalagens plásticas, além do reaproveitamento de resíduos líquidos.


Consulte-nos:

Sumário
ISO 14001 Meio Ambiente
Nome do Artigo
ISO 14001 Meio Ambiente
Descrição
Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.
Autor

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

%d blogueiros gostam disto: