Escorpião Amarelo: Tityus serrulatus

  • Tamanho: 60 a 65 mm;
  • Coloração geral amarela;
  • Carapaça e térgitos mais escuros que os apêndices;
  • Último segmento metassomático com mancha escura ventral;
  • Penúltimo segmento do metassoma com dentículos dorsais perceptíveis ao tato;
  • Encontrado na Região Sudeste;
  • Idade máxima: 1590 dias.
  • T. serrulatus é sem dúvida a espécie brasileira mais importante do ponto de vista médico;
  • É responsável por 98% dos casos fatais no Brasil;
  • Muito comum em SP e MG.
  • Dentre as espécies brasileiras é a que injeta maior quantidade de veneno.

A temporada de calor é a época que propicia as melhores condições climáticas para a reprodução de aracnídeos que ameaçam o bem-estar humano. Dentre estes animais, o escorpião é um dos mais perigosos.

Várias Cidades tem testemunhado um aumento da população de escorpiões amarelos, resultando em casos de picadas que apresentam grande risco à saúde.

Este número tende a aumentar com o verão.

Encontrados em esgotos, os escorpiões costumam adentrar casas e estabelecimentos comerciais através de ralos e soleiras. Eles se alimentam de moscas, baratas, cupins, grilos, mutucas e pequenas aranhas, por isso também podem ser encontrados em locais que abrigam criadouros para estes outros insetos.

A gravidade das picadas do escorpião pode ser maior quando ocorrem a crianças, idosos ou portadores de deficiência imunológica. Em caso de acidente com o animal, recomenda-se lavar o local da picada com água e sabão e imediatamente levar a vítima a um posto de saúde.

Como Combater o Escorpião Amarelo

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Butantã, o escorpião é um aracnídeo muito difícil de ser erradicado através do uso de agentes químicos de dedetização. Isso se dá por ele ser um dos animais que existem há mais tempo na Terra, além de possuir habilidades de sobrevivência que os possibilitam passar cerca de um ano sem ingerir qualquer alimento ou água.
Para evitar que ocorram acidentes com esta praga tão perigosa, é necessário adotar medidas preventivas e evitar o acesso do animal aos estabelecimentos e residências.

Saiba mais em: Veneno para Escorpião. Devem-se utilizar produtos microencapsulados, pois os escorpiões detectam a presença de inseticidas no ambiente

O método mais eficaz para combater o Escorpião é a Prevenção

Estrutura Física dos Escorpiões

Estrutura Física dos Escorpiões

O Controle de Pragas BIOMAX

A BIOMAX, empresa de controle de pragas urbanas, oferece o serviço de Controle de Pragas através de métodos preventivos e eficazes. As medidas consistem em barreiras físicas, conscientização, correções e adaptações de ambientes para evitar proliferação de pragas e animais perigosos.

O controle de pragas BIOMAX é totalmente ecológico e segue à risca as exigências da Anvisa, garantindo a resolução de problemas bem como o bem-estar de humanos e do meio ambiente em geral.

 

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Empresas e indústrias consulte-nos!

Realizamos o Controle de Pragas efetivo.

Sumário
Escorpião Amarelo: Altas temperaturas favorecem a disseminação
Nome do Artigo
Escorpião Amarelo: Altas temperaturas favorecem a disseminação
Descrição
Escorpião Amarelo: A temporada de calor é a época que propicia as melhores condições climáticas para a reprodução de Escorpiões que ameaçam o bem-estar humano. O melhor veneno para Escorpião é a Prevenção!
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.