Fumigação, Dedetização de Containers e Controle Fitossanitário

Fumigação, Dedetização de Containers e Controle de Pragas em Portos e Aeroportos

Técnicas de Fumigação e Dedetização de Containers para Controle Fitossanitário, com certificado Zika Free, evitam prejuízos na exportação e importação de cargas em Portos e Aeroportos

A fumigação, processo de desinfecção por via seca, é a técnica utilizada e requisitada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) como tratamento fitossanitário para viabilizar o trânsito internacional de produtos vegetais, sobretudo em embalagens de madeira utilizadas para o transporte.

O tratamento fitossanitário visa resguardar os países de entrada de pragas quarentenárias, ou seja, aquelas presentes em outros países, mesmo sob controle permanente, caracteriza ameaça à economia agrícola do país ou região importadora ou exportadora. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, por meio do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.

Como exemplo, a mosca das frutas mexicana e as do Caribe, a mosca negra dos citros e a cochonilha rosada. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:

– A1: pragas exóticas não presentes no país.

– A2: aquelas de importância econômica potencial já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

O que é a fumigação ?

A fumigação não apenas é um controle de pragas, com a utilização de pesticidas ou produtos químicos, mas, acima de tudo, uma responsabilidade grande da indústria. É algo trivial e que deve ser feito nas mais diferentes esferas, seja numa empresa, numa indústria, ou, ainda que em casos menos vistos, até em cargueiros de navios e barcos, que rumam de um país rumo a outro.

Ainda utilizando-se do exemplo acima citado (transporte de mercadorias, com fumigação de contêineres, porões de navios, armazéns, etc), a importância desse serviço se dá no simples fato de que quaisquer prejuízos que ocorram com as mercadorias, a punição à empresa responsável pela falta de saneamento vem com a exclusão das condições gerais e especiais do seguro de transporte.

Problema sério e que, certamente, ninguém quer correr.

O processo de fumigação consiste num tipo de controle de pragas. Trata-se de uma desinfecção eficiente, segura e por via seca, através do uso de pesticida (podendo ser vapor ou gás) ou produto químico em um sistema hermético.

Ainda que disponhamos de vários métodos de fumigação, o método mais benéfico, e amplamente utilizado, é a fumigação por meio de fumaça. Isso porque a fumaça é a melhor garantia de difusão homogênea de um ingrediente ativo, capaz de atingir partículas espalhadas no ar e as partículas fixadas.

As indústrias devem estar atentas e não expor seus funcionários a riscos desnecessários. Sempre que um serviço de fumigação tiver de ser feito, seja em locais abertos ou fechados, pequenos ou grandes, o uso de equipamentos para a realização desse tipo de serviço é obrigatório. Máscaras adequadas, capacetes, coletes reflexivos e botas devem ser utilizados; já no local, antes do início do serviço de fumigação, deve ser feito sinalização com placas, informando que o serviço está sendo feito, evitando, assim, expor terceiros a um possível risco.

Quero Informações

Respeitamos sua privacidade, seus dados na BIOMAX são todos tratados com sigilo absoluto.

Ou ligue-nos:

(19) 3124 3600


porto santos armazem silos dedetizacao

Tratamento Fitossanitário

O tratamento fitossanitário visa resguardar os produtos agrícolas de cada país das pragas quarentenárias, bem como garantir a sanidade dos produtos vegetais que poderão ser exportados. Para atuar no setor fitossanitário é preciso estar muito bem preparado, pois na maioria das vezes está se lidando com o alimento que as pessoas vão consumir.

Entende-se por Tratamento Fitossanitário quaisquer tipos de interferência feita em ação de combate a organismos vivos (pragas) que visam destruir ou prejudicar o meio ambiente ao nosso redor. Essas pragas costumam ser um grande perigo e ameaça constante, por isso todo controle é pouco. Conforme já mencionamos, o tratamento em embalagens de madeira (que geralmente, acabam indo de um local a outro através de barcos e navios cargueiros) é feito através da fumigação.

Além do mais, os países são extremamente atentos às cargas que vem de outro país e chegam em seus portos. Tudo que representa ameaça, não passa e costuma ser mandado de volta ao seu país de origem. Isso ocorre não apenas com alimentos ou produtos, mas principalmente com cargas. Não raramente, vemos esse tipo de problema nos noticiários. Prejuízo grande! Então, cuidado! Deve-se ter cuidado, pois os contêineres, por exemplo, acabam tendo uma facilidade em juntar pragas em seu interior por ficar muito tempo parados em locais abertos e úmidos. Por isso, o controle de pragas (Tratamento Fitossanitário) se faz assim tão necessário.

Importante: as regras internacionais, que têm como objetivo regular o trânsito de mercadorias, alertam que cargas e suas embalagens não devem levar riscos ao meio-ambiente do país de destino. Por isso, torna-se imprescindível o tratamento fitossanitário antes do embarque dessas mercadorias.

A FAO (sigla em inglês para Organização Internacional de Agricultura e Alimentos) diz, em sua norma ISPM-15, que uma das melhores maneiras de realizar um tratamento fitossanitário é através da fumigação.

No Brasil, o Tratamento Fitossanitário é geralmente realizado por alguma empresa associada ao Ministério da Agricultura Assim, o Ministério da Agricultura realiza o credenciamento de empresas autorizadas a imprimir o chamado Certificação Fitossanitária. Isso acaba sendo uma via de mão dupla, pois o Tratamento Fitossanitário tem objetivo de proteger o eco sistema brasileiro de receber de outros países contêineres em situação irregular.

Norma internacional: NIMF 15 / IPPC / FAO

A Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias Nº 15 (NIMF 15/ IPPC/ FAO) tem a finalidade precípua de impedir a proliferação de organismos indesejados (pragas) em todo o mundo, já que isso pode vir a trazer um prejuízo colossal às florestas, patrimônios agrícolas, rios, etc. Pragas que, principalmente, chegam ao país em cargueiros, através da importação e exportação.

Quando o transporte tem destino outros países, o exportador é responsável pelo tratamento fitossanitário.

Certificação e Experiência

Para realizar a fumigação eram utilizados produtos considerados prejudiciais à Camada de Ozônio e tóxicos ao ser humano. Como alternativa, empresas especialistas em controle de pragas, como a BIOMAX Controle de Pragas, passaram a utilizar produtos ecologicamente adequados que não prejudicam o meio ambiente nem a saúde do ser humano.

No caso de madeiras, só é permitida a entrada no Brasil em forma de lenha, com casca, embalagens e suportes após aprovada a Análise de Risco de Pragas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Tudo isso porque o comércio entre fronteiras exige produtos livres de pragas e doenças e a fumigação possibilita esse processo, garantindo a qualidade do produto.

container fumigacao dedetização

Zika Free

Essa técnica está sendo recentemente aplicada, também, para obtenção do certificado de “Zika Free” – em armazens, embarcações graneleiras e containers. Esse certificado garante que a carga está livre do Zika vírus. A medida, solicitada pelos afretadores, foi lançada para atender uma nova exigência de autoridades chinesas depois da epidemia que vem sendo registrada no Brasil.

Neste caso, além da fumigação da carga, é realizada uma dedetização dos contâiners e dos ambientes das embarcações onde circula a tripulação. O objetivo é, portanto, eliminar possíveis focos, larvas ou mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e o zika.

Para realizar este tipo de controle, a empresa contratada precisa de autorização do MAPA, por meio dos fiscais federais agropecuários – Certificação Fitossanitária da NIMF 15 da FAO (ISPM 15).

A BIOMAX segue todos os requisitos para aplicar a fumigação, sem usar produtos que comprometam a saúde dos manipuladores e consumidores e a qualidade da carga. Além disso, a responsabilidade ambiental é um dos princípios da BIOMAX, que realiza todos os seus serviços considerando total segurança e a preservação ambiental.

Consulte-nos!

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Controle de Pragas

Controle de Pombos

Desratização

Descupinização

Fumigação

Controle Integrado de Pragas

Identificação de Pragas

Análise do Ar

Sumário
Fumigação, Dedetização de Containers e Controle Fitossanitário
Nome do Artigo
Fumigação, Dedetização de Containers e Controle Fitossanitário
Descrição
Fumigação e Dedetização de Containers para Controle Fitossanitário, com certificado Zika Free, evitam prejuízos na exportação e importação de cargas em Portos e Aeroportos
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

%d blogueiros gostam disto: