Sustentabilidade Gera Lucros às Empresas Indica Nielsen

Relatório global de sustentabilidade da consultoria Nielsen aponta que 66% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que vêm de empresas comprometidas com um impacto social e ambiental positivo

É fato que, hoje, a sustentabilidade, seja ela social ou ambiental, é um dos pontos altos nas relações comerciais. Com base nesta afirmativa, a empresa Nielsen, especialista em informações, medidas globais e estudo de consumidores, divulgou um relatório completo sobre como consumidores encaram as práticas sustentáveis no momento da compra.

Relatório Global de Sustentabilidade Nielsen

Nielsen entrevistou 30 mil consumidores em 60 países em todo o mundo e pediu para que indicassem quais são os fatores com maior influência na hora da compra.

De forma geral, o resultado mostrou que cada vez mais os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis ou que tenham passado por um processo produtivo sem impactos ambientais e sociais negativos:

“66% dos entrevistados disseram estar dispostos a pagar mais por produtos e serviços que vêm de empresas que estão comprometidas com um impacto social e ambiental positivo.”

Além da pesquisa, uma análise de vendas no varejo da Nielsen, realizada em 2014, apontou que as marcas com compromisso com a sustentabilidade cresceram mais de 4%, enquanto aquelas que não demonstram tiveram menos de 1%.

A confiança depositada pelo consumidor na marca, determinante para a compra segundo a pesquisa, está diretamente relacionada à sustentabilidade ambiental conferida no processo produtivo.

“Quando se trata de intenção de venda, o compromisso com o meio ambiente tem o poder de influenciar a compra do produto para 45% dos consumidores entrevistados.”

escolha sustentavel report 2015 nielsen

A Prática do Ambiente Sustentável

Um bom exemplo de prática sustentável aplicada aos processos produtivos é o Controle de Pragas Urbanas. Visando a defesa fitossanitária, o Controle Integrado de Pragas, segundo definição da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), atua como um sistema de controle que no contexto associa o ambiente e a dinâmica populacional da praga, utiliza todas as técnicas apropriadas e métodos de forma tão compatível quanto possível e mantém a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico.

Aliando métodos físicos, biológicos, educacionais e químicos, o Controle Integrado de Pragas permite alcançar os objetivos utilizando menor ou nenhuma quantidade de produtos químicos, que reflete em menor ou nenhum impacto ambiental.

Em práticas simples de erradicação, não há um estudo completo da biologia da praga nem de aspectos relacionados ao ambiente e aos indivíduos envolvidos no local a ser tratado. Além disso, há aplicação de produtos químicos de forma não criteriosa.

Por outro lado, o Controle Integrado de Pragas tem como base informações técnicas sobre a biologia da praga em questão e dados consistentes sobre o ambiente, bem como de todos os envolvidos no local. Assim, é possível elaborar um programa de ação específico a cada tipo de infestação e eficiente no controle das pragas, sejam elas insetos, roedores ou outros.

Por meio de medidas corretivas e preventivas e por conta do baixo nível de inseticida utilizado – dependendo do caso, não é necessário o uso de produtos químicos –, a empresa pode garantir um produto livre de agentes contaminantes e ambientalmente sustentável (no diz respeito a essa parte do processo produtivo).

Pesquisa de Sustentabilidade Nielsen

A pesquisa global da Nielsen sobre responsabilidade social corporativa foi realizada entre 17 de fevereiro de 7 de março de 2014 e agrupou mais de 30 mil consumidores de 60 países da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte.

 

Quer saber mais? Consulte-nos!

 

fonte:

http://www.nielsen.com/br/pt/insights/news/2015/Escolhas-sustentaveis-Como-empresas-socialmente-responsaveis-lucram-com-isso.html

 

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