Ícone do site BIOMAX Controle de Pragas

RDC 275

RDC 275: O Controle Integrado de Pragas integra as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), definida na legislação sanitária da ANVISA, é obrigatória em toda cadeia produtiva e indústria de alimentos

RDC 275: O Controle Integrado de Pragas integra as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), definida na legislação sanitária da ANVISA, é obrigatória em toda cadeia produtiva e indústria de alimentos

O Controle Integrado de Pragas é parte integrante e fundamental da RDC 275, legislação sanitária definida pela ANVISA

Resolução rdc 275, de 21 de outubro de 2002, ANVISA

Regulamento Técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores e/ou industrias de alimentos e a lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) para produtores e/ou industrias de alimentos.

Objetivo da Resolução RDC 275

Estabelecer Procedimentos Operacionais Padronizados que contribuam para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento e industrialização de alimentos, complementando as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Para efeito deste Regulamento, considera-se:

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.

No manual de BPF, várias portarias oferecem diretrizes para o estabelecimento. Esses são os procedimentos efetuados desde a matéria-prima e insumos até o produto final, em qualquer etapa de processamento, armazenamento e transporte, necessários para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

Este manual conta com itens importantes para o atendimento à legislação. Entre eles é possível citar o POP (Procedimentos Operacionais Padronizados), em vigor por meio da resolução rdc 275, de 21 de outubro de 2002, regido pela Anvisa.

Os POP´s aprovam o regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores e indústrias de alimentos e a lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação.

Controle de Integrado de Pragas

Na área de alimentos, este tipo de controle deve contemplar as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.

O Controle de Pragas BIOMAX, prevê ações sustentáveis com o uso racional ou, até mesmo, sem o uso de produtos químicos. Essa é uma abordagem mais segura e bem menos impactante – tanto para o meio ambiente, quanto para os manipuladores e produtos, pois em cada ocorrência busca-se a compreensão das relações entre as características biológicas da praga e os fatores ambientais oferecidos no local da infestação. Ou seja, a identificação da praga e seus hábitos, a análise detalhada do ambiente infestado e dos fatores que permitiram que ela se instalasse e a adequação do local, por meio de ações mecânicas e conscientização dos envolvidos, fará com que haja uma redução, em média, de 85% no volume de inseticidas aplicados e mais de 95% no volume de raticidas quando comparados com a abordagem tradicional de aplicações periódicas.

O Controle Integrado de Pragas é indispensável na prevenção de intoxicações alimentares e é extremamente importante para evitar a transmissão de microrganismos patogênicos por meio do produto final, oferecido aos consumidores. Além disso, a presença destes animais causa repulsa e é associada à falta de higiene – o que impacta negativamente na imagem da empresa, culminando em descrédito e prejuízo.

Fatores de Atração de Pragas

As pragas são atraídas, especialmente, por quatro fatores:

  1. fácil acesso,
  2. alimento,
  3. abrigo,
  4. água.

Vantagens do controle de pragas BIOMAX é a segurança total. No caso das indústrias, evita a contaminação da planta fabril, dos colaboradores e dos produtos, já que o uso de inseticidas (método químico) é controlado.

O controle integrado, realizado pela BIOMAX, atua diretamente nestes fatores para prevenir e/ou combater a presença de pragas e vetores na indústria alimentícia e em diversos outros segmentos, como hotéis, granjas, armazéns etc.

 

Entendendo à legislação, o Controle Integrado de Pragas deve indicar:

Além disso, os seguintes documentos (desenvolvidos e mantidos em parceria com a empresa terceirizada para a realização do controle) devem estar prontos para verificação:

Outros itens além do controle integrado de pragas e vetores fazem parte dos manuais de BPF, como as certificações HACCP ou APPCC e o PPHO (Procedimentos Padrão de Higiene Operacional).

Órgãos reguladores e fiscalizadores

A ANVISA é único órgão relacionado à legislação sanitária.

Outros órgãos responsáveis por legislar e fiscalizar:

Mas, em geral na indústria alimentícia, a ANVISA tem maior participação, sobretudo, quando se trata do controle de pragas e vetores.

Saiba Mais Sobre o Controle Integrado de Pragas BIOMAX

Saiba Mais: https://www.biomax-mep.com.br/rdc-275/

Fonte: ANVISA

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Controle de Pragas

Controle de Pombos

Desratização

Descupinização

Fumigação

Controle Integrado de Pragas

Identificação de Pragas

Análise do Ar

Sair da versão mobile