O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmou, ontem à tarde, o 12º caso de morcego contaminado pela raiva, neste ano, em Piracicaba. O animal foi capturado no bairro Castelinho, no oitavo andar de um prédio residencial, dentro do banheiro de um apartamento. Hoje, equipes vão percorrer a Rua Doutor Lula, vistoriando residências em um raio de 500 metros do prédio onde o animal foi localizado. Durante o trabalho, os técnicos vão orientar os moradores e também aplicar a vacina antirrábica nos cães e gatos que estiverem nas casas. Com a medida o CCZ espera reiterar a importância da campanha de vacinação contra a doença, que segue na zona urbana até sábado.

Pontos de Vacinação contra a raiva em PiracicabaNeste ano, já foram encontrados quatro morcegos contaminados no Centro e dois no Monte Alegre. Os outros animais estavam no Glebas Califórnia, Dois Córregos, Vila Resende, Nova Piracicaba, Bairro Alto, e mais recentemente, Castelinho. Os 12 casos deste ano são um recorde negativo no município. Em menos de cinco meses, já houve mais registros que em todos os anos de 2009 e 2010, que tiveram nove casos de raiva cada.

Depois de uma interrupção de três anos, Piracicaba foi uma das 57 cidades do Estado de São Paulo que voltaram a receber vacinas antirrábicas do Ministério da saúde. O critério de escolha foi exatamente os casos confirmados. Na região, também houve registros de raiva em Rio Claro, Capivari e Conchal.

A vacina é gratuita e está disponibilizada em doses individuais, além de ser aplicadas em seringas descartáveis. Balanço divulgado ontem pelo CCZ mostra que 22.224 animais foram imunizados, sendo 19.445 cães e 2.779 gatos.

“É um número aquém da nossa expectativa. Esperávamos ter vacinado mais de 30 mil animais até agora. É importante lembrar que antecipamos porque a situação é séria e não tínhamos essa vacina desde 2009”, alertou a diretora do CCZ de Piracicaba, Eliane de Carvalho.

As doses também podem ser encontradas, de segunda à sábado, das 8h às 16h, no canil Municipal. O endereço é Rua Mandis, Parque Jupiá.

Devem ser imunizados todos os cães e gatos com mais de três meses. Hoje, haverá vacinação em oito pontos da cidade. A programação será interrompida amanhã e voltará no sábado.

fonte: Jornal de Piracicaba – 22/05/12

Sumário
Zoonoses confirma 12º caso de morcego com raiva
Nome do Artigo
Zoonoses confirma 12º caso de morcego com raiva
Descrição
O Centro de Controle de Zoonoses confirmou, ontem, o 12º caso de morcego contaminado pela raiva, neste ano, em Piracicaba.
Autor

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.