Pesquisadores da USP, de São Carlos, trabalham em projeto para matar larvas do Aedes aegypti de maneira ecológica

Estudo realizado pela USP (Universidade de São Carlos), em São Carlos, aponta técnica como alternativa ao combate à dengue. Ela consiste em um composto químico, reagente à luz, visando eliminar as larvas do Aedes aegypti.

Controle da Dengue

O composto químico é feito a partir de uma molécula da substância preparada para atingir a larva, neste caso a do mosquito da dengue. Essa solução é exposta à iluminação solar, que causa uma reação, matando o alvo. E o melhor, sem agredir o meio ambiente.

Apesar de o estudo ainda estar em fase de testes, em entrevista a sites de notícias, a pesquisadora e autora do projeto, Larissa Marila de Souza, afirma que mergulhou larvas, em diversos estágios de desenvolvimento, na solução química e por meio de um microscópio foi possível ver a ação do produto: “O vermelho é a florescência do composto. Na imagem, eu tenho certeza que o composto está localizado em todo o trato digestivo e nas glândulas salivares do Aedes aegypti”, afirmou.

Para não ser poluente, um derivado da raiz de açafrão ainda está sendo testado. “Estamos fazendo os primeiros pilotos dentro do laboratório. A próxima etapa é evoluir a técnica para que ela seja seletiva o suficiente apenas para os mosquitos da malária e da dengue e que não envolvam pesticidas e substâncias muito agressivas ao meio ambiente”, destacou Vanderlei Bagnato, que é professor e orientador do projeto.

Mesmo com o desenvolvimento de técnicas científicas para o combate à dengue, continua sendo imprescindível que a população aja conscientemente nesta questão. Ainda mais que as temperaturas estão subindo no Brasil, diante da proximidade do Verão, época em que as incidências de casos da doença aumentam muito.

E não é apenas em casa que os cuidados precisam ser tomados. Empresas de todos os tipos e indústrias, por exemplo, precisam manter os ambientes sem criadouros de larvas. Outra ação importante é recorrer ao trabalho de empresas especializadas em controle integrado de pragas, como é o caso da BIOMAX Manejo Ecológico de Pragas, que utiliza técnicas adequadas para erradicar os focos da doença.

 

Fonte: G1

Sumário
Técnica promete combater a dengue
Nome do Artigo
Técnica promete combater a dengue
Descrição
Empresas especializadas em controle integrado de pragas, como a BIOMAX Manejo Ecológico de Pragas, que utiliza técnicas adequadas para erradicar os focos da doença.
Autor

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.