No estado de São Paulo, escolas e domicílios têm sofrido com infestações de escorpiões; crianças são a maior preocupação.

Grandes cidades, como Araraquara e Paulínia, estão passando por epidemias de escorpiões. Escolas já foram fechadas e aulas foram suspensas para proteger os alunos, que são mais suscetíveis ao veneno desses animais do que os adultos.

Cerca de 300 crianças do Centro de Educação e Recreação (CER) Cyro Guedes Ramos, em Araraquara (SP), ficaram sem aulas nesta segunda-feira (27) por conta de uma infestação de escorpiões. Pelo menos 15 animais foram encontrados depois que o local foi dedetizado pela prefeitura. As aulas devem ser retomadas nesta terça (28).

A unidade atende alunos de 0 a 5 anos no bairro Santa Angelina. Pelo menos dois escorpiões tinham sido encontrados nos últimos dias no local.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação informou que as medidas cabíveis para o combate e a prevenção de animais peçonhentos nas unidades educacionais são tomadas regularmente.

Ainda segundo o comunicado, há uma equipe de manutenção na unidade realizando os procedimentos de bloqueio necessários de acordo com orientação do Centro de Controle de Vetores e Fauna Sinantrópica da cidade. No sábado foi feita o controle de pragas para reforçar a ação de combate a animais peçonhentos.

Informou ainda que a suspensão das aulas ocorreu como medida de segurança das crianças e que os pais foram avisados com nota fixada no portão, pessoalmente e por telefone.

Como Evitar Escorpiões

  • Eliminar fontes de alimento: Escorpiões comem insetos, principalmente baratas;
  • Remover abrigos: Escorpiões vivem em entulhos;
  • Barreiras físicas: Usar telas em ralos e passagem de ar;
  • Controle de Pragas especializado.

Saiba mais em: https://www.biomax-mep.com.br/veneno-para-escorpiao/

Fonte: G1 e Jornal da USP

Sumário
Surto de Escorpiões no Interior de São Paulo
Nome do Artigo
Surto de Escorpiões no Interior de São Paulo
Descrição
No estado de São Paulo, escolas e domicílios têm sofrido com infestações de escorpiões; crianças são a maior preocupação.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.