Ar Renovado
A troca do ar é fundamental para diminuir a concentração tanto de contaminantes biológicos como químicos em edifícios e centros comerciais.
Os compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído, podem ser emitidos por colas, tintas, vernizes e móveis. Alguns deles são tóxicos e considerados cancerígenos.
Para facilitar a renovação de ar, o ideal é que:
- Edifícios tenha um sistema de ventilação e ar condicionado eficaz e com manutenção regulares
- Imóveis residenciais tenham janelas em mais de uma face.
Isso possibilita que o ar entre por um lado e saia por outro.
O estudo do impacto das edificações na saúde humana, defende que, em cidades poluídas ou não, os sistemas de ventilação e ar condicionados sejam examinados regularmente.
Índice
Síndrome do Edifício Doente
O que é
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pode ser constatada quando ao menos 20% dos ocupantes de uma edificação apresentam sintomas que melhoram ao se deixar o local
Consequências na Saúde
Falta de concentração, náusea, dor de cabeça, cansaço constante, tontura, problemas de pele, irritação de olhos, nariz e garganta.
Doença relacionada ao edifício
Casos como asma e rinite, que poder ser causadas ou agravadas pelas condições da edificação. Nem sempre sair do local acaba com o problema
Fatores que influenciam
Biológicos Bactérias, vírus, fungos e ácaros
Químicos Compostos orgânicos voláteis, como formaldeído e benzeno. Alguns deles são tóxicos e considerados cancerígenos. Podem ser emitidos por colas, vernizes, tintas, materiais sintéticos de revestimento, mobiliário e produtos de limpeza
Causas
Erros de projeto, escolha inadequada dos materiais de construção e de mobiliário e falta de manutenção regular no sistema de ar condicionado.
Consulte a BIOMAX para Análise Microbiológica do Ar