Ar Renovado

A troca do ar é fundamental para diminuir a concentração tanto de contaminantes biológicos como químicos em edifícios e centros comerciais.

Os compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído, podem ser emitidos por colas, tintas, vernizes e móveis. Alguns deles são tóxicos e considerados cancerígenos.

Para facilitar a renovação de ar, o ideal é que:

  • Edifícios tenha um sistema de ventilação e ar condicionado eficaz e com manutenção regulares
  • Imóveis residenciais tenham janelas em mais de uma face.

Isso possibilita que o ar entre por um lado e saia por outro.

O estudo do impacto das edificações na saúde humana, defende que, em cidades poluídas ou não, os sistemas de ventilação e ar condicionados sejam examinados regularmente.

Síndrome do Edifício Doente

O que é

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pode ser constatada quando ao menos 20% dos ocupantes de uma edificação apresentam sintomas que melhoram ao se deixar o local

Síndrome edifício Doente e seu Ambiente

Síndrome edifício Doente e seu Ambiente

Consequências na Saúde

Falta de concentração, náusea, dor de cabeça, cansaço constante, tontura, problemas de pele, irritação de olhos, nariz e garganta.

Doença relacionada ao edifício

Casos como asma e rinite, que poder ser causadas ou agravadas pelas condições da edificação. Nem sempre sair do local acaba com o problema

Síndrome edifício Doente. Saúde e Bem Estar

Síndrome edifício Doente. Saúde e Bem Estar

Fatores que influenciam

Biológicos Bactérias, vírus, fungos e ácaros

Químicos Compostos orgânicos voláteis, como formaldeído e benzeno. Alguns deles são tóxicos e considerados cancerígenos. Podem ser emitidos por colas, vernizes, tintas, materiais sintéticos de revestimento, mobiliário e produtos de limpeza

Causas

Erros de projeto, escolha inadequada dos materiais de construção e de mobiliário e falta de manutenção regular no sistema de ar condicionado.

Análise do ar: Microrganismos

Análise do ar: Microrganismos

Consulte a BIOMAX para Análise Microbiológica do Ar

Sumário
Síndrome do Edifício Doente
Nome do Artigo
Síndrome do Edifício Doente
Descrição
Síndrome do Edifício Doente, Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pode ser constatada quando ao menos 20% dos ocupantes de uma edificação apresentam sintomas que melhoram ao se deixar o local
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.