Identificação e controle de pragas são necessários e fortes aliados de empresas alimentícias

 

Atualmente, muito tem se ouvido sobre casos em que insetos, roedores e corpos estranhos vêm sendo encontrados em produtos alimentícios.

Independentemente do resultado das perícias, o que se pode tirar destes fatos é a importância do controle de pragas durante todo o processo produtivo neste tipo de empresa, afinal, o produto final será consumido.

Pragas e Processo produtivo da Industria Alimentos

Já é um pré-requisito para fins de certificação para, por exemplo, a ISO 22000, que a empresa realize o controle integrado de pragas, além do cumprimento de sistemas de segurança alimentar, como a BPF (Boas Práticas de Fabricação) e a HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point – Análise de Perigos e Controle de Pontos Críticos). A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Agricultura também têm suas exigências, que devem ser seguidas à risca para garantir a qualidade do produto e o bem-estar do consumidor.

Além disso, é impossível deixar de lado a preservação do meio ambiente, mesmo quando o assunto é controle e identificação de pragas. Por isso, é importante que as indústrias alimentícias se preocupem com este assunto, procurando pelo trabalho de empresas qualificadas e que prezem por processos menos agressivos, por meio de técnicas, a exemplo do manejo inteligente e ecológico de pragas e do uso de menor quantidade de inseticidas, raticidas etc.

Além de agir ecologicamente, este tipo de processo resulta, a médio e longo prazos, em real economia financeira, já que o investimento em produtos de controle é bem menor.

Para que a identificação e o controle de pragas sejam realizados adequadamente, a empresa contratada precisa dispor de profissionais e equipamentos de alta qualidade. Assim, é possível garantir um resultado eficaz.

Esse conjunto de ações gera outros benefícios às empresas no fim da linha produtiva, quando os produtos chegam até os consumidores, como a ausência de litígios entre consumidores e empresas. Eles receberão alimentos, suprimentos, bebidas etc., com inocuidade, ao contrário do que denúncias da população vêm demonstrando.

× Atendimento