Controle de Pragas BIOMAX detêm técnica eficaz para evitar contaminações e prejuízos

Mesmo com a chegada das estações mais frias do ano, o cuidado com a proliferação de pragas urbanas, como pombos, baratas, mosquitos, escorpiões, ratos, cupins, formigas e carrapatos, não pode ser deixado de lado, principalmente na indústria e hospitais.

Esse animais são alguns dos responsáveis por causarem, além de incômodo e prejuízos, a transmissão de algumas doenças – leptospirose, hepatite, febre amarela, entre outras – aos seres humanos e, também, animais de estimação. A infestação dessas espécies, quase sempre, acontece em ambientes com água, alimento e abrigo disponíveis, além de fácil acesso.

É importante lembrar que o ser humano tem grande parte da responsabilidade pela proliferação desenfreada de pragas, que se adaptam e vivem bem nas cidades. Desde o início dos tempos, esses animais, hoje, considerados pragas, viveram com o homem e fazem parte da cadeia alimentar. Porém, o desequilíbrio ambiental, proveniente de desmatamentos para a construção de centros urbanos, atua diretamente na reprodução excessiva das espécies, que encontram alimento e abrigo facilmente. Além disso, durante a história da humanidade, diversos animais foram introduzidos em ambientes dos quais não são naturais. Esse é o caso dos pombos e dos caramujos africanos, que infestam o território nacional.

Prevenção, sempre!

É possível, sim, evitar a presença das indesejáveis pragas em ambientes domésticos, corporativos, zootécnicos, industriais etc. Para isso, é preciso, além de um controle adequadamente planejado, algumas ações simples, que estão ao alcance de qualquer um:

  • mantenha o lixo acondicionado em sacos plásticos e latões devidamente fechados, com tampas;
  • conserve os terrenos limpos;
  • vede frestas e buracos;
  • mantenha as instalações de animais domésticos sempre limpos, assim como os recepientes para alimentação, que nunca devem ficar expostos;
  • limpe periodicamente as caixas d´água e deixe-as fechadas;
  • inspecione com frequência armários, gavetas, caixas etc., já que elas podem servir de abrigo para diversas pragas, como roedores e baratas.

 

Além disso, é preciso ter cautela com o uso descontrolado de inseticidas encontrados em supermercados, já que, em casos de infestação, eles não são eficazes. O ideal é procurar pelo trabalho de empresas especializadas, como a BIOMAX – Manejo Ecológico de Pragas, que utilizam técnicas inteligentes para a identificação, combate e controle destes animais.

× Atendimento