Estudo afirma que essas aves se orientam e definem suas rotas por meio de ‘mapas mentais’

#controle #pombos #aves

Um estudo realizado, recentemente, pela Universidade de Zurique, na Suíça, publicou que pombos-correio acessam um tipo de ‘mapa mental’ para determinar suas rotas. Isso quer dizer que estas aves possuem uma compreensão mais aguçada do local de partida e de destino.

De acordo com a pesquisa, a hipótese mais aceitável para essa teoria é que eles conseguem comparar as coordenadas de onde estão com as do lugar de onde partiram, reduzindo a distância até chegarem ao ponto inicial.

Os resultados do estudo foram obtidos por meio de testes com pombos treinados para que chegassem a lugar onde havia comida, em uma distância de 25 a 30 km do local de moradia. É importante ressaltar que as aves foram monitoradas por aparelhos de GPS (Global Positioning System) e que um grupo de animais estava alimentado e outro não. Os pombos que não estavam saciados, primeiro passaram pela rota de acesso à comida e depois voltaram para a moradia. Os que já estavam alimentados foram direto para a casa.

Isso demonstra que os pombos, tanto os que estavam e os que não estavam com fome, já conheciam a sua localização geográfica no que diz respeito aos dois pontos, a comida e a casa, e optaram por uma rota, de acordo com o que precisavam.

Mas lembre-se de que não é qualquer pombo que tem essas características. Os pombos-correios, ao contrário dos pombos comuns, aqueles que são encontrados aos montes pelas ruas e conhecidos como pragas urbanas, têm moradia fixa e sempre procuram voltar para este local, onde há alimento e, quase sempre, outros membros do bando. Apesar dos pombos-correio serem da mesma espécie dos ‘de rua’, eles pertencem a uma raça diferente.

Existem vários relatos do uso de pombos-correio na história, por exemplo, no tempo dos faraós no Egito, nas batalhas do Império Romano, como comunicação entre a base e os soldados e na primeira e na segunda Guerra Mundial, por meio do ‘kit espião’, que continha essa aves.

Atualmente, eles não são mais tão usados para o envio de mensagens, mas sim em uma competição, a Columbofilia. Ela elege os melhores pombos que voam a maior distância e conseguem voltar com sucesso para o seu abrigo.

× Atendimento