Instituições públicas realizam campanhas de combate à alimentação aos pombos, visando o controle de transmissão de doenças

Os pombos domésticos podem ser transmissores de diversas doenças. Preocupadas com essa situação, instituições públicas estão conscientizando a população sobre este assunto. Este é o caso da cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, onde o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizou uma campanha contra a alimentação destas aves na Praça 9 de Julho, no início de dezembro deste ano.

Pombos

Com o objetivo de reduzir o número de aves que vivem no local, o CCZ espalhou faixas e cartazes pelas ruas e distribuiu panfletos com informações sobre a transmissão de doenças. Além disso, agentes de combate estiveram presentes na região da Praça 9 de Julho, orientando os cidadãos sobre a importância de não alimentar esses animais, os motivos pelos quais são necessários o controle dos pombos e a melhor forma de fazê-lo.

“Sempre que passamos por aqui vemos pessoas trazendo alimento para eles. As pessoas não têm consciência das doenças que podem ser transmitidas pelos pombos”, disse Márcia Lima Oliveira Santos, em entrevista ao portal de notícias G1, a agente de apoio de zoonoses.

Restringindo a oferta de comida, como milho, pão e resto de refeições, por parte da população, os pombos domésticos podem voltar à natureza em busca de alimentos, deixando os centros urbanos, consequentemente, diminuindo os riscos de transmissão de patologias.

Os folhetos também continham dicas para limpeza das fezes das aves e de como realizá-la de forma segura.

O controle de pombos também deve ser realizado por indústrias, shoppings, hospitais, hotéis, condomínios, verticais e horizontais. Pois, além, de prejudicar pessoas, os problemas causados por pombos, podem comprometer processos produtivos. Contratar uma empresa especializada e com experiência no assunto se faz necessário. A BIOMAX Manejo Ecológico de Pragas tem mais de 15 anos de experiência além de técnicos com sólida formação acadêmica em entomologia e controle de pombos.

× Atendimento