Conheça as formas de evitar transmissão do vírus

O Bairro Alto, em Piracicaba, está em alerta com a grande quantidade de casos de raiva devido aos morcegos frutíferos encontrados no bairro. Na cidade já contam 26 casos, dois deles somente na região.

Como forma de prevenção de contaminação da raiva por animais e humanos, o Centro de Zoonoses está intensificando a vacinação contra o vírus em animais domésticos e recolhendo os morcegos que ficam disponíveis, como aqueles caídos na via pública.

Grande transmissor do vírus da raiva a animais e humanos, os morcegos são pragas urbanas que necessitam de grande atenção, uma vez que podem se tornar agentes de propagações de doenças que ameaçam a saúde pública.

O Ministério da Agricultura, o Departamento de Defesa Animal e o Abastecimento da Reforma Agrária defendem o controle de morcegos de forma pacífica, com a convivência de humanos e demais espécies de animais, sem promover o extermínio através da dedetização.

Em situações de grandes quantidades de casos de contaminação pela raiva é necessário formular uma estratégia de Controle Integrado de Pragas para assegurar que humanos, animais e morcegos possam conviver em segurança.

Algumas ações de controle de morcegos:

– Esquemas de iluminação para restringir o acesso de morcegos a abrigos e alimentos;

– Barreiras mecânicas (telas) para impedir o acesso de morcegos hematófagos aos humanos;

– Métodos seletivos indiretos (vacinação de presas comuns)

BIOMAX e o Manejo Ecológico de Pragas

Referência em soluções integradas e ecológicas, a BIOMAX atua com ética e responsabilidade no controle de pragas, assegurando o bem-estar humano, animal e ambiental ao minimizando os perigos causados por pragas.

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.