Uma nova medida para combater o aedes aegypti e ajudar a diminuir a dengue, que é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, foi descoberta por pesquisadores da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Os estudos realizados pelo Departamento de Entomologia da instituição de ensino mostraram que o gel agrícola, facilmente encontrado nas casas de agropecuárias e floriculturas, e também a mamona podem combater as larvas do mosquito.
A aplicação é simples e pode ser feito pelas donas de casa. Basta usar um grama (uma colher de café) de gel agrícola dissolvido em um litro de água. A solução pode ser colocada no prato, que fica embaixo de vasos de plantas.
Já a mamona tem uma substância chamada ricinina em sua composição e ela mata as larvas do pernilongo. De acordo com o professor pesquisador Octavio Nakano, o ideal é amassar o fruto da mamona e deixá-lo no álcool de duas a três horas. “Depois, usar duas colheres de sopa da mistura para, mais ou menos, cada litro de água”, afirmou ele.
A BIOMAX, uma empresa líder em soluções integradas e sustentáveis no Controle de Pragas, apoia e incentiva qualquer iniciativa de combate ao mosquito, certificando assim um ambiente apropriado para o bem-estar de todos.
fonte: G1
× Atendimento