Onze mulheres célebres por sua atuação em áreas diversas – como literatura, política, esporte, meio ambiente e ativismo social – foram homenageadas por um trabalho científico que descreveu 14 novas espécies de formigas.

Os nomes das novas formigas homenageiam grandes mulheres como, por exemplo, Clarice Lispector, Dandara dos Palmares, Virgínia Bicudo, Marielle Franco e Miraildes Maciel Mota (a jogadora de futebol Formiga).

O trabalho acadêmico de descrição das 14 novas espécies de formiga – que pertencem ao gênero Hylomyrma Forel, grupo de insetos da família Formicidae – é de autoria da pesquisadora Mônica Ulysséa, pós-doutoranda do Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo).

Essa pesquisa de descrição de 14 novas espécies de formigas foi publicada na Zootaxa, revista científica da Nova Zelândia especializada em estudos ligados à zoologia e à taxonomia.

A autora da pesquisa destaca que as formigas são importantes para o entendimento da biodiversidade devido, principalmente, ao seu papel em diferentes ecossistemas.

A revisão taxonômica do gênero de formiga tropical Hylomyrma Forel – agora formado por 30 espécies – contou com a colaboração do pesquisador Carlos Roberto Ferreira Brandão (professor titular do Museu de Zoologia da USP) e apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A taxonomia e a homenagem às mulheres

A taxonomia é a disciplina responsável pela classificação dos grupos de organismos biológicos com base em características morfológicas comuns, dados geográficos e informações sobre história natural.

Além das 16 espécies de formigas Hylomyrma Forel – que já estavam devidamente catalogadas -, as novas espécies descritas em tributo a mulheres notáveis foram as seguintes:

  • Hylomyrma adelae – homenagem a Adela Zamudio (1854-1928), poeta, professora, ensaísta e precursora do feminismo na Bolívia.
  • Hylomyrma dandarae – homenagem a Dandara dos Palmares, líder e símbolo feminino da resistência contra a escravidão no maior quilombo da América Latina, que foi casada com Zumbi dos Palmares e que morreu em 1694.
  • Hylomyrma jeronimae – homenagem a Jerônima Mesquita (1880-1972), enfermeira e líder feminista nascida na cidade de Leopoldina (MG) que desempenhou papel de importância no movimento sufragista brasileiro. O Dia Nacional da Mulher (30 de maio) foi criado em tributo à sua luta feminista.
  • Hylomyrma lispectorae – homenagem à escritora e jornalista Clarice Lispector (1920-1977), ucraniana radicada no Brasil desde a infância, onde se tornou um dos principais nomes da literatura durante o século XX.
  • Hylomyrma macielae – homenagem à jogadora baiana de futebol Miraildes Maciel Mota, que é popularmente conhecida como Formiga, futebolista é a recordista em participações em Copas do Mundo (sete edições) e Jogos Olímpicos (outras sete).
  • Hylomyrma margaridae – homenagem à paraibana Margarida Maria Alves (1933-1983), sindicalista que atuou em defesa dos trabalhadores rurais e ativista de direitos humanos no país, que foi assassinada em agosto de 1983.
  • Hylomyrma mariae – homenagem à paraense Maria do Espírito Santo da Silva (1960-2011), extrativista, ambientalista, sindicalista e militante em prol da reforma agrária no sudeste do Pará. Ela e seu marido foram assassinados em 2011, durante uma emboscada no assentamento Maçaranduba 2.
  • Hylomyrma marielleae – homenagem à vereadora e socióloga carioca Marielle Francisco da Silva (1979-2018), feminista e defensora dos direitos humanos, que criticou e denunciou os abusos das forças de segurança pública. Foi assassinada a tiros em março de 2018, juntamente com o motorista que dirigia o carro da vereadora.
  • Hylomyrma mitiae – homenagem à bióloga Mítia Heusi Silveira (1984–2010), que desenvolveu estudos envolvendo fungos e besouros e que também trabalhou na Fundação Nacional do Índio (Funai). A acadêmica, que era amiga pessoal da autora da pesquisa, foi vítima de feminicídio.
  • Hylomyrma primavesi – homenagem à engenheira agrônoma austríaca Ana Maria Primavesi (1920-2020). Radicada no Brasil, ela desenvolveu pesquisas nas áreas de agroecologia e agricultura orgânica. Foi a pioneira em pesquisas dos solos em florestas tropicais, especialmente no campo de manejo ecológico dos solos.
  • Hylomyrma virginiae – homenagem à socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo (1910-2003). Foi uma das primeiras docentes universitárias negras do Brasil. Seus trabalhos acadêmicos foram pioneiros ao tratarem a questão das relações raciais e da discriminação no país.

Além das 11 mulheres homenageadas, o trabalho de descrição de novas formigas realizado na USP ainda prestou tributo à etnia indígena (a Wachiperi) e dois pesquisadores (Benedito Cortês Lopes e Christian Paul Peeters), que também batizaram as seguintes espécies de formigas Hylomyrma Forel: Hylomyrma wachiperi, Hylomyrma lopesi e Hylomyrma peetersi.

As informações contidas neste artigo foram extraídas da reportagem publicada no Jornal da USP.

O link da matéria é: https://jornal.usp.br/ciencias/pequenas-e-gigantes-novas-especies-de-formigas-recebem-nomes-em-homenagem-a-grandes-mulheres/

As biografias dos homenageados são resumos de conteúdos do Wikipedia.

Tecnologia, ciência e eficiência

A BIOMAX é uma empresa especializada em serviços de controle e manejo de insetos, aves e roedores e outros animais em ambientes industriais/fabris e comerciais.

Um dos principais diferenciais da BIOMAX é o fato de que suas soluções são desenvolvidas com parâmetros e embasamento científico acadêmico, visando maior eficiência e a mitigação de impactos ambientais.

Dessa forma, as estratégias e serviços especializados com a marca BIOMAX se caracterizam por serem mais ecológicos e sustentáveis, na medida em que promovem o equilíbrio harmônico entre preservação do meio ambiente (fauna e flora) e objetivos econômico-produtivos das companhias dos mais diversos setores.

Consulte a BIOMAX!

Mais informações sobre os serviços especializados BIOMAX em nossos canais de atendimento:

Telefone: (19) 3124-3600

E-mail: biomax@biomax-mep.com.br

Sumário
Nomes de Novas Formigas Homenageiam Grandes Mulheres
Nome do Artigo
Nomes de Novas Formigas Homenageiam Grandes Mulheres
Descrição
Onze mulheres célebres por sua atuação em áreas diversas - como literatura, política, esporte, meio ambiente e ativismo social - foram homenageadas por um trabalho científico que descreveu 14 novas espécies de formigas.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas