Este texto foi escrito por Bill Gates em seu blog, Gates Notes, sobre o Mosquito: Praga que mais flagela a humanidade

Se você perguntar a alguém sobre o que mais assusta as pessoas, há uma lista de suspeitos comuns: ataques de tubarões, alturas, espaços fechados, etc. Os mosquitos geralmente não são mencionados, mas deveriam assustam mais do que quase qualquer outra coisa.

Esse medo pode ser um pouco irracional em Seattle, onde moro. Nosso clima é muito leve para os tipos de mosquitos que abrigam doenças graves. Em outras partes do mundo, no entanto, as famílias têm boas razões para ter medo. Mosquitos e as doenças que eles carregam matam mais de meio milhão de pessoas todos os anos. Considere esta estatística alucinante:

saiba que tem 50 mil vezes mais chances de ser morto por um mosquito do que por um tubarão

Saiba que tem 50 mil vezes mais chances de ser morto por um mosquito do que por um tubarão

De todas as doenças que os mosquitos espalham, a malária é, de longe, a pior. Mais de 200 milhões de pessoas sofrem com isso todos os anos, e uma criança morre de malária a cada minuto de todos os dias. Se você sobreviver, pode deixá-lo vulnerável a outras doenças debilitantes e anemia crônica. É uma doença terrível e dolorosa (escrevi sobre como é ter malária há alguns anos).

Melinda e eu nos deparamos com muito sofrimento através do nosso trabalho, mas uma das piores coisas que eu já vi é uma criança ter convulsões da malária cerebral na Tanzânia. Eu nunca vou esquecer de ver seu pequeno corpo se contorcer em agonia, enquanto seus pais esperavam para descobrir se ele iria sobreviver. Eu não gostaria de ter essa experiência em ninguém.


Então, por que exatamente as pessoas têm mais medo de tubarões do que de mosquitos? O falecido Hans Rosling argumentaria que os seres humanos são programados para temer as coisas que nos causam danos físicos. Este instinto é prático se você vive na pobreza (no nível 1 ou 2), onde um ataque de animal é mais propenso a matar você. Mas se você puder pagar pela assistência médica que salva vidas, isso pode distorcer sua percepção do quanto uma ameaça realmente é significativa.

Mesmo que você saiba que tem 50 mil vezes mais chances de ser morto por um mosquito do que por um tubarão, o instinto humano vence. Uma foto de uma vítima de ataque de tubarão no noticiário da noite evoca uma reação visceral, porque a ameaça é óbvia. Uma foto de uma vítima de malária em uma enfermaria do hospital não aciona nosso instinto de medo da mesma maneira.

Apesar disso, estou determinado a espalhar a palavra sobre os mosquitos – e é por isso que estou trazendo de volta a Semana do Mosquito aqui no Gates Notes.

Tudo o que estou postando esta semana é dedicado à minha praga menos favorita. Você pode ler algumas boas notícias sobre um país que espera eliminar a malária até 2020. Você pode ver como a rede de mosquiteiros do Ministério da Saúde e Visão Mundial de Moçambique distribuída no ano passado em nome da comunidade do Gates Notes Insider está fazendo a diferença. Eu vou falar sobre mosquitos nos meus canais sociais a semana toda, e espero que você participe da conversa.

Enquanto Hollywood continuar fazendo blockbusters sobre tubarões, vou continuar falando sobre por que todos deveriam ter mais medo de um pequeno inseto do que um carnívoro de 3 mil quilos. Mandíbulas não é nada comparado com o terror voador que é um mosquito.

Saiba mais em: Gates Notes

Sumário
Mosquitos Matam Mais Pessoas Em Um Dia Do Que Tubarões em Um Século
Nome do Artigo
Mosquitos Matam Mais Pessoas Em Um Dia Do Que Tubarões em Um Século
Descrição
Este texto foi escrito por Bill Gates em seu blog, Gates Notes, sobre o Mosquito: Praga que mais flagela a humanidade. Saiba que temos 50 mil vezes mais chances de ser morto por um mosquito do que por um tubarão.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A Opp.ag é uma agência de Propaganda e Marketing especializada em Marketing Digital. Atende empresas dos mais diversos segmentos, e com sua expertise realiza campanhas on-line e off-line, análise de mercados, sistemas para internet, gestão de conteúdo para website, blogs e redes sociais e marketing de busca. A Opp.ag também apresenta e desenvolve inovações criativas e diferenciadas com várias ferramentas para promover seus clientes, tais como o WiFi Marketing, uma plataforma de comunicação inteligente para rede de visitantes WiFi.