Estudo revela como e onde a doença se prolifera

Chegou a época de calor e de muita chuva no Brasil e com ela a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. O último Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (Liraa), mostra que 77 municípios brasileiros estão em área de risco e, entre as capitais em que a proliferação é maior está Porto Velho, em Rondônia. Cerca de 5,7 milhões de habitantes estão com a probabilidade de sofrer mais com a infestação do mosquito neste verão. Na ocasião apresentada, o ministro da Saúde, José Padilha, mostrou dados atuais da pesquisa.

O estudo serve como alerta paras todas regiões, tendo em vista que esse quadro se modifica durante o ano. O mosquito da dengue é de cor preta e possui listras brancas, é pequeno e somente a fêmea transmite a doença. O Aedes Aegypti, deposita seus ovos em lugaras com água limpa e parada, como em pneus e vasos. A picada do inseto no momento é indolor e só percebida depois com os seguintes sintomas: febre alta (38º e 40º), mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, dores musculares e nos olhos.

Segundo o estudo, o Sudeste do país está ameaçado sendo um dos maiores depósitos de larvas, principalmente em domicílio como, por exemplo, vasos de plantas. Já na região Nordeste os depósitos das larvas do mosquito se concentram em caixas e barris d’água. Na região Centro-Oeste e Norte o principal causador é o lixo. Por meio desse estudo, o Ministério da Saúde lançou campanhas voltadas para cada região.

Além da prevenção indicada pelo Ministério da Saúde, o controle da proliferação da dengue é importante quando realizado de forma consciente. A BIOMAX, empresa especializada em controle de pragas, oferece o serviço de dedetização e profissionais qualificados para controlar os focos dos mosquitos da dengue e de outras pragas.

× Atendimento