Agência FAPESP – Já está disponível para download gratuito o livro Ciência cidadã e polinizadores da América do Sul, organizado pelos professores Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Eduardo Zattara, da Universidad Nacional del Comahue (Argentina).
A obra está vinculada a um Projeto Temático financiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Antônio Mauro Saraiva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
“O Projeto Temático foi fundamental para a realização do livro, ao possibilitar a interação entre os organizadores e os 60 autores dos capítulos, sendo 52 cientistas acadêmicos e oito cientistas cidadãos, uma colaboração internacional entre Argentina, Brasil, Chile e Reino Unido”, conta Ghilardi-Lopes para a Agência FAPESP.
Os capítulos apresentam conhecimentos científicos e tradicionais sobre polinizadores e experiências exitosas de projetos de ciência cidadã conduzidas na América do Sul com foco nessa biodiversidade. Também trazem informações básicas e relevantes sobre a diversidade dos principais grupos taxonômicos de polinizadores e aspectos ecológicos, como suas relações com as plantas.
A obra está dividida em três seções. Na primeira é tratado o conceito de serviço ecossistêmico, formas de se trabalhar os ambientes urbanos para que sejam mais amigáveis aos polinizadores e a presença de espécies que não são naturais dos países sul-americanos e os problemas ecológicos que elas podem acarretar.
“Na segunda seção, são apresentados os grupos principais de organismos polinizadores que existem na América do Sul e as características que podemos utilizar para reconhecer esses grupos. Na terceira e última seção, o leitor poderá entender melhor como fazer para tornar-se um cientista cidadão ou uma cientista cidadã e são dados exemplos de projetos atualmente em andamento e com os quais se pode colaborar”, complementa a professora.
O e-book é destinado ao público geral e está disponível gratuitamente em português e espanhol nos formatos PDF, ePUB e ISSUU.
Nós Temos a Solução para Pragas Urbanas! A BIOMAX é especializada no Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, centros comerciais (shoppings), em redes hoteleiras e hospitalares e…
Prevenção contra pragas urbanas deve ser realizada por empresas especializadas. Indústrias de alimentos devem ter cautela absoluta com as pragas urbanas que podem surgir em qualquer época do ano e o descontrole pode comprometer processos produtivos. Contudo, a…
Sustentabilidade é a proposta no Controle de Pragas BIOMAX, alternativa eficaz para empresas e indústrias. A mortandade de polinizadores, sobretudo as de abelhas produtoras de mel, segue preocupando pesquisadores, ambientalistas e produtores. No último ano,…