RDC 216

Indústria de Alimentos e Cozinhas Industriais tem apoio do Controle de Pragas BIOMAX para atender a resolução da ANVISA RDC 216 , manual de boas práticas para a manipulação de alimentos


RDC 216: Questões Inerentes à Indústria de Alimentos e Cozinhas

O risco de contaminação dos alimentos em decorrência da presença de pragas é eminente, já que algumas delas são consideradas vetores de doenças, como disenteria, difteria, salmonelose, tuberculose, entre outras.

RDC-216-2004

O Controle de Pragas em estabelecimentos de alimentação, seja ele industrial, restaurante, cozinha industrial, refeitórios ou de qualquer outro tipo, é obrigatório por lei e regido pela RDC 216, de 15 de setembro 2014.

É preciso que seja realizado um conjunto de ações que atuem de maneira eficaz na prevenção da presença das pragas.

Entre as mais comuns na indústria de alimentos, estão os roedores, baratas, formigas e até pombos.

Caso haja infestações, um programa adequado de combate deve ser aplicado, garantindo a inocuidade do local.

O uso de produtos químicos para eliminar as pragas é uma prática comum no mercado, mas deve ser repensada e, caso seja realmente necessária, precisa ser feita de forma responsável.

O Controle Integrado de Pragas aliado ao Manejo Ecológico de Pragas, técnica que utiliza métodos alternativos ao uso desenfreado de inseticidas, adequado para a prevenção e para o controle de pragas urbanas.

Procedimento está previsto nos POPs (Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados), que são estabelecidos pela RDC 216 em estabelecimentos produtores ou indústria de alimentos.

RDC 216 ANVISA

No item 4.2.6, a Resolução especifica: “Os POPs referentes ao controle integrado de vetores e pragas urbanas devem contemplar as medidas preventivas… No caso de adoção de controle químico, o estabelecimento deve apresentar comprovante de execução de serviço fornecido pela empresa especializada contratada (…)”.


Material de Apoio da ANVISA:

Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004

Cartilha de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos


O Suporte BIOMAX

Além do fato de o uso restrito de inseticidas ser uma forma de diminuir o impacto ambiental, no caso de estabelecimentos alimentícios os cuidados são ainda maiores, visto que a aplicação de químicos no ambiente pode aumentar drasticamente o risco de contaminação dos alimentos produzidos.

Outro empecilho é que a oferta de alimento para as pragas nesses locais é enorme, gerando competitividade, o que prejudicaria o resultado das técnicas tradicionais.

A BIOMAX realiza o Controle de Pragas a partir de uma análise criteriosa do ambiente, análise das pragas, das condições de higienização, armazenagem e entrada de mercadorias no local.

Após a identificação das pragas existentes no estabelecimento, será realizada uma análise de quais pontos são suscetíveis de abrigo e facilidade de acesso, alimento e água. Nesses locais, análise de ambiente para dificultar o acesso, alimentos, águas e abrigo para as pragas.

De acordo com o comportamento de cada espécie, são definidas medidas específicas de Controle de Pragas, de modo a direcionar a abordagem dos tratamentos.

A BIOMAX é uma empresa moderna que apoia a indústria e empresas na busca de práticas sustentáveis e responsáveis com as pessoas e meio ambiente. Controla Pragas sem riscos à saúde humana e ambiental. Mantém parceria com o Centro Boldrini de combate ao câncer infantil de Campinas/SP. No sistema de Manejo Ecológico de Pragas prevê o destino adequado de resíduos sólidos, embalagens plásticas, além do reaproveitamento de resíduos líquidos.

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Controle de Pragas

Controle de Pombos

Desratização

Descupinização

Fumigação

Controle Integrado de Pragas

Identificação de Pragas

Análise do Ar

Empresas e indústrias consulte-nos!

Realizamos o Controle de Pragas efetivo.


Sumário
RDC 216
Nome do Artigo
Descrição
RDC 216 é um manual de boas praticas da ANVISA para a manipulação de alimentos. A BIOMAX Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas dá suporte à Indústria de Alimentos.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

%d blogueiros gostam disto: