ISO 14001 Meio Ambiente

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental Suportado pelo Controle de Pragas BIOMAX

A preocupação para diminuir o impacto ambiental na indústria e no agronegócio é cada vez maior, assim como a produção sem riscos ambientais é realidade e exigida por lei.

Metas da ISO 14001:

  • Requisitos gerais
  • Política ambiental
  • Planejamento da implementação e operação
  • Verificação e ação corretiva
  • Análise crítica pela administração

Isto significa que devem ser identificados os aspectos do negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua.

Qual o Principal Objetivo do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001?

Minimizar impactos ambientais é o objetivo principal do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), que estabelece a estratégia ambiental da organização.

A interferência do negócio no meio ambiente deve ser adequado, na escala e impactos, além de incluir compromissos com a melhoria contínua, a prevenção da poluição e a manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros.

Deve também ser documentada, comunicada aos funcionários e acessível ao público.

Para Quem a ISO 14001 é Relevante?

Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.

Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:

  • Indústrias com sites únicos até grandes companhias multinacionais
  • Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco
  • Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais
  • Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados
  • Montadoras e seus fornecedores

Certificações de qualidade em processos, como a ISO 14001 (ABNT NBR) são aplicadas em qualquer tipo de organização, com a implementação de sistemas de gestão ambiental, seguindo a metodologia:

PDCA ( Planejar > Executar > Verificar > Agir )

Planejar: traçar os objetivos e os processos necessários para se atingir os resultados levando-se em consideração a política ambiental da empresa

Executar: colocar em prática os processos planejados na etapa anterior;

Verificar: fazer o exercício de monitoramento do atendimento dos processos em relação a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais, entre outros, e relatar os resultados;

Agir: agir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.

O Suporte e o Papel da BIOMAX

A BIOMAX alia soluções e técnicas sustentáveis para o Controle de Pragas que são eficazes, otimizam os benefícios e reduzem os impactos ambientais. Suporte e apoio para o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) definida pela ISO 14001.

Apoia a aquisição e a manutenção de várias certificações, pois enfatiza soluções racionais e eficazes, que utilizam, apenas se necessário, quantidades reduzidas de produtos químicos. Desprende-se tempo sim, no planejamento e diagnóstico completo da infestação da praga, implanta um programa de combate eficaz e conscientiza os envolvidos nos processos para adoção de técnicas preventivas e boas práticas de higiene e manipulação.

A Gestão dos Resíduos Sólidos e Químicos Oriundos do Controle de Pragas

Inseticidas podem ser definidos como produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados no controle de pragas considerados nocivos ao homem, à animais, e meio ambiente. Tanto na Indústria como na agricultura a utilização de pesticidas é vasta e extensiva, e pode se tornar um grande problema para o processo produtivo industrial quanto a sua utilização de forma indiscriminada, sem equipamentos de proteção individual para a aplicação, além do descarte incorreto.

Em 2009, foram notificados 5.204 casos de intoxicação humana por agrotóxicos no Brasil, respondendo por aproximadamente 7,98 % de todos os casos de intoxicação notificados no país. Do total de registros de intoxicação por agrotóxico, 65% referiam-se a intoxicações por produtos de uso agrícola e 35% por produtos de uso doméstico (FIOCRUZ, 2010).

Devido à importância das questões ambientais, seja para a produção industrial, agropecuária ou para práticas mais sustentáveis, a certificações de gestão ambiental normatizam questões antes negligenciadas, tais como o destino correto do lixo, técnicas de controle pragas menos agressivas e a uma visão mais holística da utilização de inseticidas.

Logística Reversa

Ainda de acordo com a Lei vigente, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a implementar sistema de logística reversa de determinados produtos e embalagens (pilhas e baterias, agrotóxicos, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos) como forma de efetivação do princípio do poluidor – pagador e da responsabilidade compartilhada, orientando os consumidores sobre o retorno do produto ou embalagem aos comerciantes ou distribuidores, os quais devolvem aos fabricantes ou importadores, que por sua vez, darão o destino ambientalmente adequado. O poder público, representado pelo titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, compete-lhe implantar o sistema de coleta seletiva e de compostagem, proporcionar disposição final ambientalmente adequada. O cumprimento destas responsabilidades será priorizado pela organização, podendo ser apoiado, pelos stakeholders e por associações de catadores de materiais recicláveis.

 

É importante frisar que a BIOMAX não é uma empresa certificadora, mas oferece suporte e apoio para indústrias e empresas atentas às regras de normas certificadoras, adequação e exigências da Lei.

 

A BIOMAX é uma empresa moderna que apoia a indústria e empresas na busca de práticas sustentáveis e responsáveis com as pessoas e meio ambiente. Controla Pragas sem riscos à saúde humana e ambiental. Mantém parceria com o Centro Boldrini de combate ao câncer infantil de Campinas/SP. No sistema de Manejo Ecológico de Pragas prevê o destino adequado de resíduos sólidos, embalagens plásticas, além do reaproveitamento de resíduos líquidos.

Consulte-nos

× Atendimento