Fumigação, Dedetização de Containers e Controle de pragas é proposta por Guia de Boas Práticas Portuários. Portos são “portas de entrada e saída” para muitas pragas que são de difícil controle

Segurança Fitossanitária

Foi lançado em abril de 2014 o CIRPS (Centro Internacional em Portos e Sustentabilidade) durante o seminário Portos e Sustentabilidade.

Este centro de referência tem o objeto de gerar, organizar e disseminar informação técnica por meio de uma rede constituída por 17 instituições de ensino e pesquisa do Brasil. O projeto conta com 300 pesquisadores, presentes em 14 Estados do País.

container fumigacao dedetização

Um dos principais intuitos do centro é o foco na área de logística portuária sustentável, pensando no desenvolvimento de formas de aperfeiçoamento de processos e melhorias nas instalações.

Durante o lançamento do projeto, o Banco de Dados Georreferênciado de Qualidade dos Sedimentos de Dragagem de 18 portos brasileiros: Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário (MoniPort) foi oficialmente entregue ao Ministério do Meio Ambiente por Rogério Menescal, secretário de Políticas Portuárias do SEP (Secretaria de Portos). Além disso, Menescal esclareceu que a SEP vai continuar trabalhando com iniciativas relacionadas às questões ambientais e que a tendência é de fortalecimento e aumento dessas ações.

Para que o projeto tenha sucesso, é preciso, primeiramente, que os portos invistam em programas específicos. Diante disso, em parceria com a SEP, o IVIG (Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais) criou o Guia de Boas Práticas Portuárias.

Essa publicação institui um modelo de gestão integrada dos resíduos e dos efluentes líquidos, além do manejo integrado e controle da fauna sinantrópica. Assim, a eficiência das atividades portuárias estaria mais garantida.

Essa última ação é realizada por especialistas em Fumigação, Dedetização de Containers e controle de pragas, como a BIOMAX.

Fumigação e a Certificação Fitossanitária da NIMF 15 da FAO (ISPM 15 – FAO)

O método consiste na identificação dos animais, avaliação, detecção da infestações, realização de técnicas de controle e a emissão do Certificado de Fumigação.

 

O secretário Menescal elevou a importância desta técnica quando afirmou que não há como pensar no desenvolvimento e na infraestrutura, sem manter o foco constante na sustentabilidade.

Sumário
Controle ecológico de pragas em portos brasileiros
Nome do Artigo
Controle ecológico de pragas em portos brasileiros
Descrição
Guia de Boas Práticas Portuários é lançado para regular processos em estaleiros e armazéns. O Controle Ecológico de Pragas é proposta pelo Guia, pois portos são "portas de entrada" para muitas pragas que são de difícil controle. A BIOMAX desenvolve métodos que consistem na identificação dos animais, avaliação das instalações e das possíveis infestações e a realização de técnicas de controle. Entre elas, estão as de fumigação de pallets, dedetização de containers, barreiras físicas, limitação os chamados 4A´s (água, alimento, acesso e abrigo) e a utilização inteligente e em menor quantidade de inseticidas. Técnicas sustentáveis seguindo as exigências do Ministério da Agricultura, da ANVISA e Certificações de fumigação nacionais e internacionais.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.