Com a ausência destes insetos, a saúde da sua família e a segurança alimentar em empresas ficam garantidas

 

Assim como as baratas e as moscas, as formigas também transportam fungos e bactérias e, apesar de parecerem ‘inofensivas’ para muitos, podem causar grandes problemas à saúde humana.

Controle de FormigasQuando os casos são em escalas industriais, os danos são ainda maiores se comparados aos domésticos.

Existem, praticamente, 13 mil espécies de formigas no planeta, que geralmente comem de tudo. Por isso, a atenção com sobras e alimentos mal acondicionados deve ser redobrada.

Em entrevista ao Portal Terra, Antônio José Mayhé Nunes, especialista em mirmecologia (ciência que estuda as formigas) e professor na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), explica que a melhor maneira e a primeira atitude a ser tomada em caso de infestações é descobrir onde está o formigueiro.

Em centros urbanos, as formigas, quase sempre, se alojam dentro de paredes, fiações, conduítes etc, o que torna o alcance a elas mais difícil. Daí a importância de contratar uma empresa especializada no combate a pragas, já que a mesma realizará um trabalho completo, desde a identificação, passando pela localização, até o extermínio.

Caso isso não aconteça, a presença destes insetos pode tomar proporções maiores, caracterizando uma infestação, que, com certeza, vai gerar ônus, tanto em espaços domésticos, principalmente em condomínios verticais ou horizontais, quanto em ambientes corporativos. Estes necessitam por lei de um controle mais rigoroso, sobretudo, quando se trata de empresas que lidam com alimentos. Afinal, não dá para brincar com a segurança alimentar e colocar a saúde dos clientes em risco.

Uma dica relevante e que reforça a importância dos serviços qualificados na luta contra as formigas, principalmente, em instituições é que não adianta tentar combatê-las com o uso de venenos aerossóis. Isso porque as colônias possuem mais de uma rainha e, desta forma, podem se separar, aumentando ainda mais o problema, como sugere o professor Nunes.

Sumário
Formigas também podem ‘transportar’ doenças
Nome do Artigo
Formigas também podem ‘transportar’ doenças
Descrição
Formigas também transportam fungos e bactérias e, apesar de parecerem ‘inofensivas’ para muitos, podem causar grandes problemas à saúde humana.
Autor
BIOMAX Controle Integrado de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.