Estudo de universidade norte-americana aponta que elas possuem organização social complexa e agem de acordo com necessidades e preferências

 formigas

Que as formigas possuem alto nível de organização, todos já sabem. O que foi descoberto recentemente pelos cientistas Taka Sasaki e Stephen Pratt, em um estudo na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, divulgado pelo periódico científico Biology Letters, é que esses insetos têm a capacidade de mudar a ordem de sua atividade ao longo do dia, de acordo com preferências e necessidades, o que demonstra sofisticação na organização de tarefas.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores ofereceram dois formigueiros de características diferentes a uma colônia de formigas da espécie Temnothorax rugatukus, desabrigadas de seu formigueiro original, com o objetivo de verificar qual deles elas prefeririam.

A partir do estímulo para buscar um novo lar, de acordo com os resultados do estudo, as formigas demonstraram um ‘notável nível de inteligência’, pois priorizaram as preferências ao renunciar alguns itens em nome de algumas necessidades, escolhendo a opção com menor exposição à luz.

Tudo isso significa que estes insetos, presentes em todos os lugares do planeta Terra, com exceção do Polo Norte e Polo Sul, possuem complexa organização social e para serem combatidas são necessárias técnicas adequadas a cada tipo e ambiente infestado.

Cerca de 2.000 espécies são encontradas no Brasil e, apesar de benéficas aos ecossistemas onde são inseridas, as formigas são consideradas pragas, já que infestam diversos ambientes, como residências, edifícios, hospitais, praças, jardins etc., oferecendo riscos ao ser humano. Elas podem causar alergias e, até mesmo, choques anafiláticos. Além disso, podem ser agentes transmissores de doenças.

O importante é que empresas, indústrias, condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, e pessoas físicas, contratem instituições prestadoras de serviços com experiência no controle de formigas e que utilizem apenas produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para saber mais sobre algumas técnicas de combate, consulte a BIOMAX – Controle de Pragas.

 

Fontes: UOL Notícias / Globo Rural

× Atendimento