Moradores da Rua: Ângelo Stênico Stênico, no bairro Santa Teresinha, reclamam de uma “epidemia de escorpiões”. Segundo eles, ao menos seis pessoas, entre elas uma criança de 12 anos, foram picadas nos últimos dois meses. Ontem, a dona de casa Alessandra Lima Siqueira contou que na quarta-feira encontrou um escorpião subindo pelo berço da filha de 11 meses. “Se ele picasse minha filha eu não iria saber o que aconteceu e ela correria risco de morte”. Outros moradores, como a dona de casa Maria da Conceição, disseram que encontram escorpiões em roupas e dentro de casa. Para evitar a proliferação, alguns vizinhos estão criando galinhas, o principal predador dos escorpiões.

  garrafa mostra com 18 escorpiões

A atendente Sulamita Cristine Gomes contou que os vizinhos, inclusive sua mãe, entraram em contato com a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) pedindo uma solução para o problema, o que segundo ela não aconteceu até o momento. “Nunca alguém da Sedema veio aqui”, afirmou. Para os moradores, a proliferação dos escorpiões ocorre em uma área em frente às casas, com mato e entulho. Ontem ela mostrou uma garrafa com 18 escorpiões capturados pela vizinhança, alguns ainda vivos.
O Centro de Comunicação Social da prefeitura informou que o serviço de manutenção do mato está na programação para ser executado na primeira semana de julho. Sobre o entulho, os moradores poderão fazer uso do programa Catacacareco e solicitar, por meio do telefone 156, o agendamento com a equipe da Sedema para o recolhimento de móveis, sofás e outros inservíveis.
A assessoria informou que a Sedema solicita o auxílio dos moradores para que ajudem a fiscalizar o local e evitar novos descartes. Quanto à presença de animais peçonhentos, a população deve entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonose).

fonte: JORNAL DE PIRACICABA – Sábado, 23 de junho de 2012

× Atendimento