Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Orienta a População de Piracicaba Sobre Cuidados com o Escorpião Amarelo

Os escorpiões são animais da classe dos aracnídeos, assim como as aranhas e os carrapatos.

São animais peçonhentos, que inoculam seu veneno na presa, através do último segmento da cauda, denominado “télson”.

No Brasil, a espécie que causa mais acidentes graves é a do escorpião amarelo ou Tityus serrulatus, bastante comum em Piracicaba.

O escorpião, que se alimenta principalmente de insetos, se adaptou muito bem nas cidades, vivendo no interior das galerias da rede de esgoto, que é um local onde encontra abrigo, alimento em abundância (baratas) e umidade.

Além disso, nesses locais, não existem predadores da espécie, e é, na grande maioria das vezes, através da rede de esgoto que eles se deslocam e invadem as residências, ocasionando acidentes.

Os escorpiões podem viver também em beira de rios e terrenos, e se alojarem em entulhos, mas dificilmente sairiam daí para invadirem residências.

Prevenção com os Escorpiões

O Instituto Butantan, referência internacional em pesquisa sobre escorpiões, orienta que a prevenção contra esses animais, é a instalação de barreiras físicas nos imóveis, de modo que eles não consigam adentrar os mesmos.

A colocação de ralinhos tipo “abre-fecha” nas saídas de esgoto, como banheiros, cozinhas e lavanderias, já é de grande eficácia. Deve-se também vedar as soleiras das portas para impedir que eles venham da rua ou terrenos.

O controle químico, ou aplicação de veneno, não é indicado, já que não é eficaz para eliminá-los, podendo surtir efeito contrário, desalojando os animais de seus abrigos, podendo causar acidentes. No entanto, a dedetização da casa é importante para eliminar baratas e aranhas, alimentos dos escorpiões.

O CCZ realiza visitas de orientação para prevenção contra escorpiões, por solicitações via 156.

Em caso de acidentes, deve-se procurar imediatamente atendimento médico e não passar nada na picada, apenas lavar com água e sabão e fazer compressas de gelo.

Orientações sobre os Escorpiões

Orientações sobre os Escorpiões

Fonte: Prefeitura de Piracicaba

Sumário
Escorpião: Centro de Controle de Zoonoses Orienta a População de Piracicaba
Nome do Artigo
Escorpião: Centro de Controle de Zoonoses Orienta a População de Piracicaba
Descrição
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Orienta a População de Piracicaba Sobre Cuidados com o Escorpião Amarelo
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A Opp.ag é uma agência de Propaganda e Marketing especializada em Marketing Digital.

Atende empresas dos mais diversos segmentos, e com sua expertise realiza campanhas on-line e off-line, análise de mercados, sistemas para internet, gestão de conteúdo para website, blogs e redes sociais e marketing de busca.

A Opp.ag também apresenta e desenvolve inovações criativas e diferenciadas com várias ferramentas para promover seus clientes, tais como o WiFi Marketing, uma plataforma de comunicação inteligente para rede de visitantes WiFi.