Indústrias, empresas, escolas, rodoviárias e praças tem sido considerados locais de risco para pessoas e funcionários. A infestação de pombos que atinge cidades acabou por tornar estes locais abrigo para a praga, acarretando em sujeira por conta das fezes dos animais.

O administradores relatam que durante a noite as aves se alojam nas imediações, pois é o período em que os prédio ficam desocupados. Nos dias seguintes, a equipe de limpeza tem de limpar as fezes já secas, condição primordial para que se desencadeiem diversos tipos de problemas para o ser humano.

É de conhecimento de todos que o contato com as fezes de pombos pode trazer riscos à saúde, mas ainda assim há um considerável número de pacientes apresentando patologias causadas pelas fezes da ave.

Doenças que Pombos Podem Transmitir

  • Criptococose: O fungo Cryptococus neoformans desencadeia alergias, micoses e até meningite. A doença ataca o pulmão e pode atingir o sistema nervoso central, agravando o caso do paciente.
  • Salmonelose: A bactéria Salmonella também está presente nas fezes de pombos entre outros animais. A ingestão de alimentos contaminados pode desencadear infecções alimentares graves.
  • Alergias: O aspecto seco e a poeira contida nas fezes dos pombos podem causar doenças respiratórias como bronquite e rinites.
  • Psitacose: A poeira que contém as fezes dos pombos podem estar infectadas pela Chlamydia psittaci, que compromete as vias aéreas do indivíduo que estiver com saúde debilitada. A doença causa febre, tosse, dores de cabeça, calafrios e misalgia.

Como Evitar a Doença do Pombo

A melhor maneira de evitar o adoecimento é barrar a entrada de pombos em locais de grande circulação de pessoas ou em ambientes de acomodação ou preparo de alimentos. Se os animais já estão alocados, é necessário promover a conscientização sobre as maneiras de contaminação e criar barreiras físicas para a expulsão da ave do local, uma vez que não se pode aplicar nenhum tipo de dedetização química devido às leis ambientais.

Controle de Pombos BIOMAX

A BIOMAX é referência no controle de pragas urbanas e trabalha com o Manejo Ecológico, devolvendo a saúde ao seu estabelecimento sem trazer nenhum prejuízo ao meio ambiente e demais seres vivos. O controle de pombos é realizado com eficácia e segurança, pois é coordenado por profissionais capacitados e materiais de qualidade.

Conheça outros serviços BIOMAX para indústrias, hospitais, hotéis, shoppings e condomínios:

Controle de Pragas

Controle de Pombos

Desratização

Descupinização

Fumigação

Controle Integrado de Pragas

Identificação de Pragas

Análise do Ar

rdc 275

Boas Práticas de Fabricação

 

Sumário
Doença do Pombo
Nome do Artigo
Doença do Pombo
Descrição
Doença do Pombo: evitar a presença dos pombos em locais de grande circulação de pessoas, em praças, indústrias, armazéns e locais onde se preparam alimentos é a fator prioritário.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.