Realizamos a desratização e o controle de pragas através de métodos físicos, biológicos e químicos, comprovadamente eficazes e sustentáveis para sua eliminação efetiva.

A contaminação por ratos, se não tratado, pode facilmente evoluir para uma praga e tornar-se rapidamente um problema de saúde pública pela grande quantidade de doenças que podem vir a ser transmitidas. Inclusive, muitas doenças, antes erradicadas, estão voltando a causar problemas, em parte devido à falta de higienização e cuidado necessário. Entre as várias doenças que voltaram, está, por exemplo, a hantavirose.

Os estados do sudeste são, no país, os mais atingidos pela doença. Locais fechados ou a poeira gerada pela atividade humana em locais já contaminados por roedores são ambientes de risco, ambientes propícios para a transmissão da doença. Os ratos transmitem várias doenças, através da inalação de pequenas partículas de ar formadas pela urina, fezes e saliva de outros ratos infectados; a hantavirose especialmente.

Para se prevenir, é preciso evitar qualquer tipo de contato com ambientes contaminados. Higiene e saneamento básico são preceitos fundamentais a fim de inibir não apenas as doenças, mas também a presença desses roedores. Às vezes, a situação encontra-se, sim, em controle dos cidadãos. A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), lista algumas atitudes mecânicas que qualquer cidadão pode seguir a fim de evitar qualquer a propagação de roedores.

Métodos Mecânicos para a Desratização

  • Eliminar qualquer resíduo que, futuramente, possa vir a servir de toca ou ninho para ratos. Eliminar possíveis fontes de alimento e água também são igualmente importantes;
  • Realizar limpeza diária no local em que você reside, evitando o acúmulo de lixo e entulho;
  • Tampar fendas e buracos com tamanho superior a 0,5 centímetro, a fim de evitar a entrada e propagação desses roedores, principalmente se esses buracos estiverem na parte externa da casa;
  • Remover diariamente sobras de alimentos;
  • Em locais onde a coleta ou reciclagem de lixo (orgânico e inorgânico) seja prática comum, rotineira, o lixo deve ser depositado em latões com tampa ou em sacos plásticos, e mantidos a uma distância de no mínimo 1,5 metro de altura do solo;
  • Em locais com muito mato, é importante mantê-lo sempre aparado;
  • Livrar-se de entulhos, despachando-o em locais propícios para isso.

Se a chamada prática mecânica (conforme listadas acima) não for suficiente, alternativas bastante funcionais a fim de eliminar qualquer sinal não apenas de roedores, mas de qualquer outra paga, é o Controle de Pragas BIOMAX.

Em áreas industriais e rurais, não é rotineiro o controle químico para combater roedores, visto que os métodos de Desratização BIOMAX mostram-se extremamente eficazes nesses ambientes.

No perímetro urbano, por possuir maior concentração de pessoas, a desratização e o manejo ecológico de pragas são aconselhados quando houver uma alta infestação de ratos ou presença de SCPH (síndrome cardiopulmonar por hantavírus).

Como funciona a hantavirose

A doença, além da dificuldade existente em ser percebida pelos médicos, gerou, em 2014, 74 novos casos. Desses, 26 resultaram em óbito.

Após os primeiros sintomas (febre, dispneia, dor de cabeça, mialgia e dor lombar e abdominal), que podem durar de 3 a 6 dias, a doença caminha para a segunda fase (chamada de cardiopulmonar), que se caracteriza pelo início da tosse, acompanhada por taquicardia, podendo evoluir para edema pulmonar não cardiogênico. Na terceira fase da doença (chamada de diurética), acontece a reabsorção do líquido do edema pulmonar e a resolução da febre e do choque. A quarta fase (convalescença), pode durar de duas semanas a dois meses, e se caracteriza pela prostração. É importante ressaltar que o paciente deve ser acompanhado por um profissional de saúde para avaliação de futuras sequelas como hipertensão, insuficiência renal crônica e outras.

A BIOMAX realiza a desratização e o controle desses roedores. Dispomos de métodos físicos, biológicos e químicos, comprovadamente, eficazes e sustentáveis para a eliminação efetiva dessa praga.

Sumário
Desratização e Controle de Pragas
Nome do Artigo
Desratização e Controle de Pragas
Descrição
Realizamos a desratização e o controle de pragas através de métodos físicos, biológicos e químicos, comprovadamente eficazes e sustentáveis para sua eliminação efetiva.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.