Técnica sustentável de Descupinização BIOMAX elimina a colônia de cupins com o melhor custo-benefício.

O serviço utiliza agentes biológicos inofensivos ao ser humano, animais domésticos e ao meio ambiente.

Cupins são uma ameaça discreta e colocam em risco a integridade de móveis, livros e, até mesmo, estruturas de construções, já que os principais tipos deste inseto no Brasil são os de madeira seca e os de solo. Esses insetos constroem colônias, com dezenas de milhões de indivíduos, em praticamente qualquer espaço: lajes, paredes duplas, subsolos etc. Caso não sejam identificados e eliminados a tempo, poderão causar grandes prejuízos ao seu patrimônio.

Os cupins de madeira seca, como o próprio nome define, deixam um granulado característico por onde passam  (apesar de muitos não saberem, essas são as fezes do inseto). Por outro lado, os de subsolo procuram por locais mais úmidos para se instalarem e se alimentarem, sempre mais próximos ao solo. Eles deixam marcas por onde se movimentam, pois constroem “túneis” no chão ou em paredes, por exemplo.

Cupins de Solo e Descupinização

Comparado ao de madeira, a infestação por cupim de subsolo é muito mais agressiva, pois o ataque não é restrito a objetos e estruturas de madeira, além de que as colônias contam com milhares de indivíduos. Isso significa que, dependendo do tamanho da infestação, paredes, pisos e estruturas de qualquer tipo podem precisar de muitos reparos. Para se ter ideia, é comum, principalmente em construções mais antigas que, por conta de graves danos causados por cupins, telhados com forro de madeira recobertos com estuque desabem.

É importante que sejam realizadas inspeções a cada seis meses em qualquer tipo de construção ou estruturas de madeira.

“O ideal é ficar atento aos possíveis rastros, esvaziar regularmente os móveis e bater onde houver madeira para checar se o barulho indica que a peça está oca”

O problema acontecer em casas e também em ambientes corporativos, fábricas, indústrias etc. O que vale é a orientação e a atuação de profissionais com conhecimento necessário para identificar corretamente a infestação e o tipo de inseto para, assim, tomar as atitudes cabíveis em cada caso, já que existem muitas espécies de cupins e sua fonte de alimento pode variar bastante.

Além disso, na hora de contratar esse serviço lembre-se de optar por empresas que considerem princípios da sustentabilidade nos serviços, pois além de tratar os problemas na causa, não acarretará danos ao meio ambiente. A empresa é comprometida em combater os cupins reduzindo ao máximo a utilização de inseticidas e assegurando, de maneira inteligente, limpa e eficaz, o fim do problema.

A técnica utilizada pela BIOMAX para a descupinização é a iscagem. No caso dos cupins de solo, o procedimento emprega iscas com ingredientes ativos, que contêm celulose, associadas ou não a fungos entomopatogênicos, visando sempre eliminar a raiz do problema: a colônia.

É importante salientar que esta técnica NÃO perfura o solo, comum nos métodos de tratamentos com barreira química.

Descupinização BIOMAX

Os cupins que se alimentam dessas iscas não morrem imediatamente e transportam o fungo para a colônia, transmitindo-o por trofalaxia (um alimenta o outro). O praguicida age no sistema do cupim, deixando-o mais suscetível a doenças e ao fungo, se utilizado.

A iscagem, ao contrário da pulverização, por exemplo, tem um custo-benefício atrativo e demanda uma pequena quantidade de inseticida, o que a difere de outras técnicas, que podem afetar drasticamente o meio ambiente. Fora isso, as iscas que não forem consumidas pelos cupins podem ser retiradas do local, deixando-o totalmente livre de qualquer tipo de resíduos.

IMPORTANTE: A BIOMAX não comercializa as iscas separadamente, mas, sim, um serviço completo, que engloba a inspeção, identificação, medidas preventivas e/ou corretivas (químicas, biológicas e mecânicas), aplicação, avaliação e monitoramento.

Paralelamente, você também pode prevenir a presença de cupins na sua casa ou na sua empresa: Madeiras como maçaranduba, peroba, copaíba e jacarandá têm fibras mais fortes, o que as torna mais difíceis de serem mastigadas pelos cupins.

Os cupins podem se instalar por três vias de acesso: revoadas de cupins alados, por meio de madeiras já infestadas e, também, por frestas e ranhuras – principalmente se apresentam área de contato ou próxima ao solo.

A BIOMAX é uma empresa especializada em controle de pragas em ambientes industriais, do agronegócio e comerciais. Os principais segmentos atendidos são: alimentação, saúde, farmacêutico, de embalagens, nutrição animal, condomínios, hotelaria e zootécnico.

Consulte-nos!

A BIOMAX é uma empresa empresa moderna, que colabora com a sociedade e qualidade do meio ambiente. Controla pragas sem riscos à saúde humana e ambiental e mantém parceria com o Centro Boldrini de combate ao câncer infantil de Campinas/SP. No sistema de Manejo Ecológico de Pragas é feita a incineração de resíduos sólidos, entrega de embalagens plásticas para a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos líquidos.

× Atendimento