Um sistema de Controle de Pombos eficaz evita contaminações e problemas causados pela super população de Pombos

Os pombos são geralmente vistos como animais inofensivos à saúde humana. E de certa forma, não é uma constatação errada: são aves de pequeno porte, com pescoço, bico e patas curtas, que se alimentam de sementes e frutos.
No entanto, suas fezes são de extremo risco à saúde por causarem diversos tipos de doenças, desde respiratórias a contaminações.

Estas doenças ocorrem quando há a ingestão, pelas vias aéreas, do pó originado das fezes secas do animal. Elas são encontradas onde geralmente os pombos já estejam instalados, com possível presença de ninhos. Quando em contato com o sistema respiratório humano, as fezes de pombo podem causar:

Salmonelose

Apesar de ser geralmente relacionada com ratos, a bactéria Salmonella também está presente nas fezes de pombos além de outros animais. A contaminação ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, causando infecções alimentares, diarreias e outras dores abdominais

Psitacose

As fezes dos pombos secas formam uma poeira que pode ser infectada  pela Chlamydia psittaci, que compromete as vias aéreas causando febre, tosse, dores de cabeça, calafrios e misalgia.

Criptococose

O fungo Cryptococus neoformans desencadeia alergias, micoses e até meningite. A doença ataca o pulmão e pode atingir o sistema nervoso central, agravando o caso do paciente.

Histoplasmose

Os fungos presentes nas fezes do animal originam uma micose muito profunda que chega a afetar os órgãos internos do infectado.

Para evitar a contaminação, é necessário uma série de atitudes preventivas e corretivas que não apresentem ameaças nem ao animal, nem ao ser humano, uma vez que os pombos são animais protegidos por lei. O controle de pombos adotado pela BIOMAX no controle de pragas urbanas consiste em um controle de pombos por meio da instalação de barreiras físicas e conscientização através de práticas de higiene.

Telas e madeiras nos vãos de telhados são eficientes para barrar o acesso do animal ao possível abrigo, assim como objetos pontiagudos e pegajosos  nos locais dos ninhos podem fazem com que os pombos migrem para outros locais. Além disso, é necessário manter o ambiente limpo, eliminando possíveis alimentos e higienizando os locais afetados pelas fezes enquanto estas ainda estejam molhadas.

× Atendimento