Indústrias de alimentos podem utilizar o Manejo Ecológico – Controle de Pragas mais Eficaz com Técnica Menos Agressiva – para seguir normas da Anvisa e garantir a qualidade dos produtos
Na indústria alimentícia, o controle de pragas urbanas deve ser extremamente rigoroso, afinal, além da qualidade dos produtos, é a saúde do consumidor que está em jogo.
Recentemente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou um lote de chocolates de um fabricante multinacional, com instalações no Brasil. Além de estarem impróprios para consumo, de acordo com a denúncia, havia a presença de teias e fezes de insetos e roedores.
Apesar de o fabricante alegar que as irregularidades são decorrentes de más condições de armazenamento no ponto de venda, essa informação é válida para alertar o setor industrial sobre, além da necessidade de manter suas locações livre de pragas urbanas, deve-se garantir também que os produtos estejam dentro das regras até o fim: os consumidores. A empresa é responsável por toda a cadeia, da fabricação à distribuição. Assim exige a ANVISA.
Uma combinação perigosa, quando o assunto é a presença de desses seres indesejados, é a do calor com a oferta de alimentos, comum na indústria alimentícia. Em todas as estações climáticas do ano, sobre tudo no Verão, ficar atento e trabalhar para a restrição dos animais aos quatro “As” (água, alimento, abrigo e acesso) é indispensável. Isso porque, se animais, desde insetos e roedores até Pombos, conseguem um lugar para ficar, se alimentar e beber, com certeza, também será bom para se reproduzirem, fato que caracteriza infestações. Essa é uma das prioridades do Manejo Ecológico de Pragas Urbanas, realizado pela BIOMAX.
Após a identificação das pragas e do nível das infestações, a empresa realiza em etapas o combate aos animais. Para isso, o habitat e o estilo de reprodução e alimentação são analisados e, assim, as técnicas de controle são aplicadas de forma específica e estratégica para cada espécie e porte de alguns dos principais benefícios diretos e indiretos do Controle de Pragas são a eficácia da técnica, a contribuição ambiental, já que o uso de produtos químicos menor, e a otimização da escala produtiva e de distribuição. Além disso, ter entre seus stakeholders uma empresa conceituada, que forneça análises entomológicas, só aumentará a credibilidade e posicionamento no mercado.
Além dos serviços de Controle Integrado de Pragas, como os realizados pela BIOMAX, é importante que os colaboradores das empresas, de qualquer ramo, tenham consciência e trabalhem em prol da manutenção das técnicas aplicadas. Nesse sentido, seguem algumas dicas gerais da BIOMAX para ajudar a manter as pragas urbanas longe das instalações:
Acondicione o lixo de maneira adequada. Os sacos devem estar sempre bem amarrados e as latas sempre tampadas e higienizadas com frequência;
Vede as aberturas e frestas nas instalações. Você pode fazer isso com materiais de alvenaria, mas se isso não possível opte por telas;
Entulho? Nem pensar! Eles caracterizam abrigos ideais para algumas pragas;
Caso esteja realizando algum tipo de obra, alerte os funcionários para não deixarem restos de alimentos no local, pois isso atrai baratas, ratos, formigas e outros animais.
Serviço
BIOMAX Controle de Pragas
Rua Aristides Giusti, no 145 – Unileste – Piracicaba. SP.
Pragas urbanas, protagonistas de infestações em diversos tipos de ambientes, são devidamente controladas por esta técnica As tão impertinentes pragas urbanas têm ligações diretas com doenças e perdas patrimoniais. Os danos são ainda mais importantes…
Controle de Pragas aliado o Manejo Ecológico são aplicados de forma inteligente e conseguem combater até os animais mais difíceis de controlar É fato que por conta do uso indiscriminado e inadequado de inseticidas, algumas…
Região central de Piracicaba é conhecida pela presença indesejada de inúmeros Pombos. O Controle de Pombos é fundamental para estes casos. Assim como em diversos lugares do Brasil, Piracicaba, no interior de São Paulo, vem…