Controle de Pragas eficaz garante a qualidade e a segurança de produtos e serviços da indústria e ainda pode evitar contaminações com pelos de rato em molho de tomate.

Com decisão publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de julho de 2016, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização e a distribuição de vários lotes de algumas marcas nacionais de molho de tomate industrializado. O motivo é a presença de pelos de roedor acima do limite máximo permitido pela agência. As empresas em questão deverão recolher os lotes contaminados, já disponíveis para comercialização no mercado.

Algumas das empresas informaram que tomaram conhecimento do problema e que estão trabalhando na adoção de medidas necessárias, respeitando as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene, previstas no controle de qualidade em empresas do setor alimentício.

Com custo-benefício atrativo, o Controle Integrado de Pragas garante a qualidade e a segurança alimentar

Para evitar que problemas como este aconteçam ou corrigir ocorrências, o método indicado é o Controle Integrado de Pragas. A BIOMAX – Manejo Ecológico de Pragas Urbanas, empresa especialista neste assunto, avalia caso a caso e age de forma específica de acordo com a situação.

Além de obrigação, a segurança alimentar é uma vantagem competitiva frente às demais empresas do mercado. A que não estiver de acordo com as normas de controle de qualidade, com certeza, terá de arcar com os prejuízos.

Toda a cadeia produtiva precisa passar um rígido controle de qualidade para atender as normativas, além de ser pré-requisito para certificações, como a ISO 22000. Desde o o cultivo de insumos, recebimento e estocagem de matéria-prima ou embalagens até a chegada do produto ao consumidor,  são aplicados processos, que visam garantir essa qualidade: BPF (Boas Práticas de Fabricação) e AAPPC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) ou HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) são bons exemplos que exigem o controle de pragas para a produção de alimentos de qualquer segmento.

Além de usar menores quantidades de inseticidas e, às vezes, produtos químicos não são aplicados, Controle Integrado de Pragas alia ações mecânicas e o estudo da espécie e do ambiente, com um custo-benefício competitivo.

Assim, a qualidade dos produtos é garantida não só pela ausência de corpos estranhos, mas, também, por não haver riscos de contaminação por possíveis resíduos de inseticidas – o que poderia acontecer se fossem utilizados de forma indiscriminada.

Controle de Pragas Eficaz

O Controle Integrado realizado pela BIOMAX é completo. Em primeiro lugar, a infestação é diagnosticada em detalhes: hábitos da(s) praga(s), estágio da infestação etc. Depois, as instalações são analisadas para verificar se há buracos, frestas ou outros fatores que permitam a entrada, a reprodução e o abrigo dos animais, realizando um mapeamento de acordo com os pontos críticos. O ecossistema no entorno da empresa também é avaliado.

Depois de todos esses itens verificados, a BIOMAX traça uma estratégia de ação: corretiva e preventiva. Podem ser usadas barreiras físicas para eliminar os 4A´s (abrigo, acesso, alimentação e água). Caso necessário, os inseticidas e/ou controle biológico são usados de forma inteligente e reduzida, visando a saúde dos colaboradores e consumidores, assegurando também a preservação do meio ambiente. Além disso, a inspeção e o monitoramento devem ser periódicos para que o controle de pragas seja totalmente eficaz.

Com o uso racional de produtos químicos, o custo-benefício dos serviços prestados pela BIOMAX se destaca.

Quer saber mais? Consulte-nos!

SERVIÇO – Para mais informações, ligue: (19) 3124-3600 ou envie um e-mail para: biomax@biomax-mep.com.br

 

BIOMAX é uma empresa empresa moderna, que colabora com a sociedade e qualidade do meio ambiente. Controla pragas sem riscos à saúde humana e ambiental e mantém parceria com o Centro Boldrini de combate ao câncer infantil de Campinas/SP. No sistema de Manejo Ecológico de Pragas é feita a incineração de resíduos sólidos, entrega de embalagens plásticas para a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos líquidos.

Sumário
Controle de Pragas Garante Qualidade de Produtos na Indústria de Alimentação
Nome do Artigo
Controle de Pragas Garante Qualidade de Produtos na Indústria de Alimentação
Descrição
Controle de Pragas eficaz garante a qualidade e a segurança de produtos e serviços da indústria e, ainda, poderia ter evitado contaminações com os pelos de rato em molho de tomate.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.