Tendo em vista a responsabilidade pela conservação do bem-estar Humano, Hospitais, Clínicas Médicas, Enfermarias e demais Núcleos de Saúde têm de estar constantemente livres de quaisquer agentes de doenças para garantir um ambiente seguro e propício à cura.
Pragas como formigas, baratas, pombos, moscas, ratos, entre outras, têm grande potencial como transmissoras de bactérias que podem causar complicações no estado de saúde de pacientes, principalmente infecções hospitalares nos casos de cirurgia e internação.
Índice
Controle de Pragas em hospitais e os problemas causados pela negligência
Alguns fatores são determinantes na proliferação destes agentes nos ambientes hospitalares, como:
Recebimento de alimentos cujas embalagens tenham entrado em contato com estoques e armazenamentos sem as devidas medidas de conservação e limpeza;
Vedação incorreta de janelas, portas, frestas e imperfeições como rachaduras;
Presença de infiltrações e falta de manutenção de encanamentos, tubulações, ralos e bueiros;
Descarte, manejo ou acomodação de resíduos feitos de forma inadequada;
Limpeza insuficiente dos ambientes.
Quando alguma destas situações determinantes acarreta na proliferação de pragas, a solução mais comumente adotada é a medida corretiva de extermínio através do controle químico de pragas. No entanto, a eficácia desta alternativa é questionável pois a total eliminação das pragas somente ocorre quando as condições iniciais que eram propícias para o desenvolvimento deste problema também sejam erradicadas, com a atividade constante de cuidados e prevenções. Além disso, são incontáveis as consequências do impacto ambiental e dos malefícios à saúde que o controle químico causa quando efetuado frequentemente.
O papel da BIOMAX
A BIOMAX se responsabiliza pelo controle de pragas em Hospitais através de um sistema que atende às exigências determinadas pela Anvisa, ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura sem agredir o ecossistema ou a saúde de pacientes e funcionários.
A BIOMAX trabalha com um sistema conhecido como MEP – Manejo Ecológico de Pragas – que visa instaurar práticas preventivas e corretivas de Controle de Pragas e Desratização sem que estas mesmas práticas sejam prejudiciais.
A empresa conta com profissionais especializados na área biológica que realizam fiscalizações e promovem ações de prevenção, além de possuir profissionais com formação em Entomologia pela da Escola Superior Agrícola Luiz de Queiroz (ESALQ-USP).
Em todos os processos de correção e prevenção, a BIOMAX se preocupa em manter ambientes hospitalares e clínicas livres de qualquer ameaça à saúde, realizando controle de pragas com segurança e respeito ao meio ambiente.
Análise Microbiológica do Ar
A BIOMAX também oferece à hospitais e centros de saúde a Análise Microbiológica do Ar, uma avaliação de qualidade que determina níveis de contaminação e poluição encontrados em ambientes artificialmente climatizados com grande fluxo de pessoas.
Com profissionais e equipamentos especializados, a BIOMAX analisa a situação do ambiente através de coletas e estudos minuciosos em laboratório. Por meio desta análise é possível identificar irregularidades no sistema de climatização e solucionar possíveis contaminações que comprometem atendimentos em clínicas e hospitais.
Contate a BIOMAX para saber mais sobre este serviço.
Nós Temos a Solução para Pragas Urbanas! A BIOMAX é especializada no Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, centros comerciais (shoppings), em redes hoteleiras e hospitalares e…
Prevenção contra pragas urbanas deve ser realizada por empresas especializadas. Indústrias de alimentos devem ter cautela absoluta com as pragas urbanas que podem surgir em qualquer época do ano e o descontrole pode comprometer processos produtivos. Contudo, a…
Prevenção e controle de pragas urbanas andam lado a lado em ambientes industriais e comerciais Você conhece todos os malefícios que as pragas podem causar, seja em ambientes hospitalares, comerciais ou industriais? O fato é que independente…