Para a manutenção da vida e do bem-estar, o ser humano, assim como todos os outros seres vivos, necessita alimentar-se de forma adequada a fim de adquirir a energia para suas demais atividades do cotidiano.

Quando fora de casa – seja no ambiente de trabalho ou em hospedagens – , o indivíduo tende a recorrer a alimentos produzidos por terceiros, pois não está em posição de preparar a própria refeição.

A produção de refeições em larga escala requer uma série de cuidados de higiene que, quando não são devidamente tomados, podem até mesmo comprometer a rotina de trabalho dos funcionários de uma empresa ou a satisfação de um ou mais clientes. Dentre estes cuidados, um programa de Controle de Pragas é um dos requisitos mais importantes a se considerar na hora de planejar as instalações e realizar a manutenção de restaurantes industriais e estoques.

Abaixo, algumas diretrizes da Portaria CVS-6/99, de 10/03/99  da Diretoria Técnica do Centro de Vigilância  Sanitária sobre a manutenção de cozinhas industriais e suas zonas de armazenamento:

Localização: “Área livre de focos de insalubridade, ausência  de  lixo, objetos em desuso, animais, insetos e roedores.”

“Acesso direto e independente, não comum a  outros  usos (habitação). As áreas circundantes não devem oferecer condições de proliferação de insetos e roedores.”

Forros e Tetos: “Acabamento liso, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado de conservação. Deve ser isento de goteiras, vazamentos, umidade, trincas, rachaduras, bolor e descascamento. “

Pisos: “Em áreas que permitam existência, os ralos devem ser sifonados, e as grelhas devem possuir dispositivos que permitam o fechamento.”

Portas e Janelas: “As portas devem ter superfície lisa, de cores claras, de fácil limpeza, ajustadas aos batentes, de material não absorvente, com fechamento automático (mola ou similar) e protetor no rodapé. As entradas principais e os acessos às câmaras devem ter mecanismos de proteção contra insetos e roedores.”

Ventilação: “Deve garantir o conforto térmico, a renovação do ar e que o ambiente fique livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores.”

Lixo: “Deve estar disposto adequadamente em recipientes com tampas, constituídos de material de fácil higiene. O lixo fora da cozinha deve ficar em local fechado, isento de moscas, roedores e outros animais.”

Estoques: “Não deve existir entulho  ou  material  tóxico  no  estoque, sendo o material de limpeza armazenado separadamente dos alimentos. Ventilação adequada.”

 

Controle de Pragas BIOMAX na sua empresa

A BIOMAX é uma empresa de controle de pragas que visa a saúde e o bem-estar do meio ambiente em todos os seus processos. Todas as medidas de prevenção e extermínio de pragas urbanas são feitas de maneira integrada e ecológica, pois atuam na adoção de práticas de higiene e também na instalação de barreiras físicas atóxicas, que garantem a eficácia do tratamento sem oferecer riscos. Por isso, a BIOMAX assegura a sua empresa de infestações de pragas e contaminações com segurança.

× Atendimento