Para a manutenção da vida e do bem-estar, o ser humano, assim como todos os outros seres vivos, necessita alimentar-se de forma adequada a fim de adquirir a energia para suas demais atividades do cotidiano.
Quando fora de casa – seja no ambiente de trabalho ou em hospedagens – , o indivíduo tende a recorrer a alimentos produzidos por terceiros, pois não está em posição de preparar a própria refeição.
A produção de refeições em larga escala requer uma série de cuidados de higiene que, quando não são devidamente tomados, podem até mesmo comprometer a rotina de trabalho dos funcionários de uma empresa ou a satisfação de um ou mais clientes. Dentre estes cuidados, um programa de Controle de Pragas é um dos requisitos mais importantes a se considerar na hora de planejar as instalações e realizar a manutenção de restaurantes industriais e estoques.
Abaixo, algumas diretrizes da Portaria CVS-6/99, de 10/03/99 da Diretoria Técnica do Centro de Vigilância Sanitária sobre a manutenção de cozinhas industriais e suas zonas de armazenamento:
Índice
Localização: “Área livre de focos de insalubridade, ausência de lixo, objetos em desuso, animais, insetos e roedores.”
“Acesso direto e independente, não comum a outros usos (habitação). As áreas circundantes não devem oferecer condições de proliferação de insetos e roedores.”
Forros e Tetos: “Acabamento liso, impermeável, lavável, de cores claras e em bom estado de conservação. Deve ser isento de goteiras, vazamentos, umidade, trincas, rachaduras, bolor e descascamento. “
Pisos: “Em áreas que permitam existência, os ralos devem ser sifonados, e as grelhas devem possuir dispositivos que permitam o fechamento.”
Portas e Janelas: “As portas devem ter superfície lisa, de cores claras, de fácil limpeza, ajustadas aos batentes, de material não absorvente, com fechamento automático (mola ou similar) e protetor no rodapé. As entradas principais e os acessos às câmaras devem ter mecanismos de proteção contra insetos e roedores.”
Ventilação: “Deve garantir o conforto térmico, a renovação do ar e que o ambiente fique livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores.”
Lixo: “Deve estar disposto adequadamente em recipientes com tampas, constituídos de material de fácil higiene. O lixo fora da cozinha deve ficar em local fechado, isento de moscas, roedores e outros animais.”
Estoques: “Não deve existir entulho ou material tóxico no estoque, sendo o material de limpeza armazenado separadamente dos alimentos. Ventilação adequada.”
A BIOMAX é uma empresa de controle de pragas que visa a saúde e o bem-estar do meio ambiente em todos os seus processos. Todas as medidas de prevenção e extermínio de pragas urbanas são feitas de maneira integrada e ecológica, pois atuam na adoção de práticas de higiene e também na instalação de barreiras físicas atóxicas, que garantem a eficácia do tratamento sem oferecer riscos. Por isso, a BIOMAX assegura a sua empresa de infestações de pragas e contaminações com segurança.
Nós Temos a Solução para Pragas Urbanas! A BIOMAX é especializada no Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, centros comerciais (shoppings), em redes hoteleiras e hospitalares e…
Prevenção contra pragas urbanas deve ser realizada por empresas especializadas. Indústrias de alimentos devem ter cautela absoluta com as pragas urbanas que podem surgir em qualquer época do ano e o descontrole pode comprometer processos produtivos. Contudo, a…
Prevenção e controle de pragas urbanas andam lado a lado em ambientes industriais e comerciais Você conhece todos os malefícios que as pragas podem causar, seja em ambientes hospitalares, comerciais ou industriais? O fato é que independente…