Controle de pragas e prevenção garantem credibilidade para a Indústria

Infelizmente, as pragas urbanas mais comuns, como as baratas, os ratos, os cupins e as formigas, são sérios problemas nos grandes centros urbanos. Além deles, pulgas, carrapatos, traças, pombos e morcegos também são considerados como tal, porém, ao contrário das demais, os pombos e os morcegos não podem ser mortos e, sim, manejados de forma ecológica, como propõe a BIOMAX Controle Integrado de Pragas.

Para combatê-las, a partir de serviços especializados no assunto, são necessárias algumas ações. Primeiro, conhecer a população da praga e depois realizar uma inspeção, analisando as condições do local infestado. O terceiro passo é escolher o método mais adequado para atacar a praga e, em seguida, aplicá-lo.

É importante lembrar-se sempre de que, geralmente, o calor e a oferta de alimento são as principais causas para a instalação destes seres indesejáveis em qualquer local, como os espaços públicos, casas, apartamentos, indústrias, comércios, áreas comuns de condomínios, entre outros.

O essencial para prevenir e manter as pragas distantes, mesmo depois de processos como o Controle de Pragas, é respeitar os quatro “As“: água, alimento, abrigo e acesso.

Se animais, desde insetos e roedores até aves, conseguem um lugar para ficar, se alimentar e beber, com certeza, também será bom para se reproduzirem, fato que caracteriza uma possível infestação.

Por isso, além da contratação de serviços qualificados para o combate de pragas urbanas, você pode seguir algumas dicas para se proteger deste problema.

  • Acondicione o lixo de maneira adequada, em sacos bem amarrados e latões devidamente fechados e limpos regularmente;
  • Feche todo e qualquer tipo de abertura, a exemplo das frestas. Se não for possível vedá-las com alvenaria, opte por telas, que ajudarão no combate de pombos, ratos e morcegos;
  • Não acumule entulhos! Eles são ótimos abrigos para alguns animais;
  • Limpe com frequência os recipientes de alimentação de animais domésticos, colocando a ração apenas no momento em que será consumida e a água, de preferência, em um ‘dispenser’, acessório ideal para não deixá-la acumulada, ou mantenha a vasilha dentro de locais fechados.

Se você está fazendo alguma obra, alerte seus funcionários para não deixarem restos de alimentos no local, pois isso atrai baratas, ratos e formigas, por exemplo.

Outra dica importante é para quem mora em condomínios, sejam eles verticais ou horizontais. A maioria deles realiza o controle de pragas nas áreas comuns, por meio de empresas com serviços qualificados.

Vale ressaltar que, entre outros estabelecimentos, os restaurantes, hotéis e as indústrias, sobretudo a alimentícia, hospitais e a indústria farmacêutica; além das normas impostas pelo governo, são diferenciais competitivos o estabelecimento de políticas de boas práticas de fabricação que incluem a desinsetização, o controle de cupins e a desratização, além do controle regular de animais, como os pombos e morcegos.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sugere que antes de contratar qualquer empresa para aplicar métodos de prevenção e controle é imprescindível verificar o registro da empresa e do técnico responsável por ela.

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Sumário
Controle de pragas e prevenção são diferenciais competitivos
Nome do Artigo
Controle de pragas e prevenção são diferenciais competitivos
Descrição
O controle de pragas, além do estabelecimento de políticas de boas práticas de fabricação são diferenciais competitivos para a indústria, hotelaria e hospitais.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.