Região central de Piracicaba é conhecida pela presença indesejada de inúmeros Pombos. O Controle de Pombos é fundamental para estes casos.

Assim como em diversos lugares do Brasil, Piracicaba, no interior de São Paulo, vem sofrendo com a presença constante de pombos e seus dejetos, principalmente, na Praça José Bonifácio: no centro da cidade e que é local de passagem de muitas pessoas, todos os dias.

A presença dos pombos domésticos está incomodando comerciantes, pedestres e moradores da região pela sujeira que os mesmos fazem e pela grande possibilidade de transmissão de doenças. O pombo é responsável pela transmissão de doenças respiratórias e dermatológicas, sobretudo, por meio de suas fezes e de seus piolhos. Assim, a população da espécie deve ser controlada.

A quantidade de pombos domésticos na área é enorme e a limpeza realizada não é suficiente para manter o local higienizado e sem perigos à população. Em entrevista ao Jornal de Piracicaba, o biólogo Alexandre Reis Percequillo, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) explica que a espécie se reproduz com facilidade porque é altamente adaptável aos ambientes urbanos. Basta encontrarem os famosos 4A´s (água, alimento, abrigo e acesso). E isso não falta na Praça José Bonifácio.

Uma das primeiras atitudes, que pode ser realizada pela população, é não alimentá-los. “Deixar de alimentar os pombos é a primeira atitude. Embora seja algo que faça parte de nossos hábitos e até da cultura, dar comida provoca o aumento das populações destes animais, o que resulta no maior risco de contágio de doenças em humanos”, explica Percequillo.

É importante lembrar que medidas de controle com venenos e armas de fogo é legalmente proibida, o que significa que não é permitida a eliminação das aves em. Portanto, o controle de pombos por meio das técnicas que compõe o Manejo Ecológico de Pragas Urbanas é ideal para controlar a população da espécie e evitar a transmissão de doenças.

A BIOMAX Controle integrado de Pragas realiza este trabalho, que consiste na análise do ambiente, identificação da espécie e seus hábitos, captura dos animais e instalação de barreiras físicas para evitar que aves se instalem novamente. Os pombos capturados são transportados para viveiros próprios, onde são cuidados e têm a natalidade devidamente controlada, garantindo que não retornem ao local em que foram encontrados.

foto: Jornal de Piracicaba

Sumário
Controle de Pombos eficaz com o Controle Integrado de Pragas
Nome do Artigo
Controle de Pombos eficaz com o Controle Integrado de Pragas
Descrição
A BIOMAX Controle integrado de Pragas realiza o serviço de Controle de Pombos, que consiste na análise do ambiente, identificação da espécie e seus hábitos, captura dos animais e instalação de barreiras físicas para evitar que aves se instalem novamente. Os pombos capturados são transportados para viveiros próprios, onde são cuidados e têm a natalidade devidamente controlada, garantindo que não retornem ao local em que foram encontrados.
Autor
Opp.ag Propaganda & Marketing

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.