Controle biológico de pragas na Indústria é um método eficaz, seguro e ecologicamente sustentável. Alternativa ao uso crescente dos inseticidas químicos.

O uso de inseticidas é a técnica mais conhecida para o combate de baratas e outras pragas. Porém, o controle biológico, com o uso de fungos entomopatogênicos, é mais eficaz e apresenta resultados mais prolongados, além de não ser prejudicado pela facilidade de adaptação desenvolvida a diversos ambientes e produtos, desenvolvida pelas baratas.

Com o aumento da produção de resíduos (lixo), falta de destino adequado e facilidade de adaptação ao ambiente urbano e a condições adversas, o combate a esses insetos precisou ser repensado e ir além do uso de inseticidas – que, muitas vezes, além de serem ineficazes, representam grande risco de contaminação.

O controle biológico de baratas utilizando iscas nada mais é do que o uso de inimigos naturais no combate, sem risco de contaminação de manipuladores, alimentos e meio ambiente, já que tem resíduo ‘zero’. Por conta da alta eficácia e do custo-benefício a médio e longo prazo atrativo, esse método migrou para os centros urbanos, mas já era popular nas lavouras – sobretudo nas de alimentos orgânicos.

No caso das baratas, a categoria de controle biológico utilizado é a entomopatogênica. Ou seja, o uso de organismos microbiológicos, que causam doenças em seus hospedeiros.

Controle Integrado de Pragas

Antes da aplicação do controle biológico, é preciso que uma empresa qualificada realize todos os processos do Controle Integrado de Pragas. Como o próprio nome diz, este planejamento de ações integradas vai aliar o controle biológico a outras ações, como as físicas e as mecânicas por meio de instalação de telas, fechamento de buracos, frestas, ralos, bocas de lobo, etc. Além disso, o Controle de Pragas BIOMAX visa o armazenamento e o descarte corretos de produtos que possam servir de alimento para as baratas e, também, a questão cultural: no caso de empresas do setor de alimentos, por exemplo, cada manipulador precisa ter consciência do seu papel no combate e controle de pragas.

Quer saber mais? Consulte-nos!

 

Para mais informações, ligue: (19) 3124-3600 ou envie um e-mail para: biomax@biomax-mep.com.br

Sumário
Controle biológico de Pragas na Indústria
Nome do Artigo
Controle biológico de Pragas na Indústria
Descrição
Controle biológico de pragas na Indústria é um método eficaz, seguro e ecologicamente sustentável. Alternativa ao uso crescente dos inseticidas químicos.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.