A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que a campanha de vacinação antirrábica voltará a ser realizada na Zona Urbana em agosto. A reedição tem o objetivo de imunizar 10 mil cães e gatos que ainda não receberam a vacina. A Pasta ainda não divulgou a programação, mas adiantou que serão priorizados os bairros onde houve baixa adesão. Ontem, o CCZ confirmou quatros novos casos de raiva em morcegos, elevando para 17 os registros da doença em 2012. Iniciada em 14 de abril, pela Zona Rural, a campanha prosseguiu para a Zona Urbana. A 6
SAÚDE Objetivo é imunizar 10 mil cães e gatos; Zoonoses confirmou mais quatro casos de morcego com raiva Campanha antirrábica será retomada em agosto.
A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que a campanha de vacinação antirrábica voltará a ser realizada na Zona Urbana em agosto. A reedição tem o objetivo de imunizar 10 mil cães e gatos que ainda não receberam a vacina. A Pasta ainda não divulgou a programação, mas adiantou que serão priorizados os bairros onde houve baixa adesão. Ontem, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmou quatros novos casos de raiva em morcegos, elevando para 17 os registros da doença em 2012. Iniciada em 14 de abril, pela Zona Rural, a campanha prosseguiu para a Zona Urbana, onde foi concluída em maio. Neste mês, o CCZ promoveu uma segunda edição nos bairros rurais, finalizando o trabalho nesta semana. Até agora, foram vacinados 32.344 animais no município. A volta à Zona Urbana tem o objetivo de garantir a meta anteriormente prevista pelo CCZ, que oscilava entre 40 mil e 45 mil doses aplicadas. Devem ser imunizados cães e gatos com mais de três meses. Piracicaba estava sem receber uma campanha desde 2009, quando a iniciativa foi suspensa em todo o país por período indeterminado, devido a reações adversas causadas nos animais vacinados. Os quatro casos confirmados ontem foram nos bairros Dois Córregos, Taquaral, Glebas Califórnia e Bongue. O Centro é o recordista de notificações, com quatro morcegos infectados. (veja quadro nesta página) O balanço deste ano é um recorde negativo. Em menos de seis meses, já houve mais registros que em todos os anos de 2009 e 2010, que tiveram nove casos de raiva cada. A equipe do CCZ iniciou ontem as ações de cobertura no Glebas Califórnia, em um raio de 500 metros a partir de onde o animal foi encontrado. O objetivo é visitar todos os imóveis e vacinar cães e gatos que ainda não receberam a proteção. A mesma ação vem sendo realizada desde a semana passada no Dois Córregos, onde houve duas confirmações em menos de dez dias. Já no Taquaral e no Bongue, consideradas áreas rurais, o CCZ retornará aos imóveis que estão fechados. O mapeamento foi feito durante a própria campanha de vacinação, que, diferentemente da Zona Urbana – onde as doses são oferecidas em postos -, é promovida casa em casa. O Canil Municipal continua como posto permanente de vacinação, de segunda à sábado, das 8h às 16h. O endereço é rua Mandis, s/nº, Parque Jupiá. DICAS – Para solicitar o recolhimento de morcegos é preciso entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3427-2721. Caso o animal seja encontrado caído, fora do horário de expediente do CCZ, a principal orientação aos moradores é não tocar no animal. “Com o morcego vivo, orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia acione o CCZ. Com ele morto, a dica é recolhê-lo com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazená-lo em local seguro até que o CCZ chegue”, informou, em nota, a secretaria.
fonte: Jornal de Piracicaba – 29/06/2012 – Capa/Página A6
Controle de Pragas BIOMAX no combate às infestações de Morcegos promove a Saúde e Limpeza. Os Morcegos podem transmitir diversas doenças, como a raiva e os problemas respiratórios Os morcegos são animais pacíficos, porém, pode…
Entre os destaques deste ano estão as fotos de um carrapato sugando o sangue de seu fotógrafo e as imagens em raio-X de um morcego Recentemente, o Images Awards revelou os 18 finalistas deste ano,…
Conheça as formas de evitar transmissão do vírus O Bairro Alto, em Piracicaba, está em alerta com a grande quantidade de casos de raiva devido aos morcegos frutíferos encontrados no bairro. Na cidade já contam…
Pesquisa da UFSCar usou gel a base de celulose misturado à água usada na diluição do agroquímico Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), câmpus de Sorocaba, revela que o uso de…