A presença dos pombos está incomodando indústrias, empresas, e armazéns de várias regiões do Brasil por causa da sujeira que os mesmos fazem e pela grande possibilidade de transmissão de doenças, além de comprometer processos produtivos da indústria.
O pombo é responsável pela transmissão de doenças respiratórias e dermatológicas, sobretudo, a contaminação do ambiente por meio de suas fezes e de seus piolhos. A população da espécie deve ser controlada.
A quantidade de pombos na área industrial e urbana é enorme. A limpeza realizada não é suficiente para manter os locais higienizados e sem que haja perigos aos processos produtivos e às pessoas.
Como Espantar e Eliminar Pombos
A BIOMAX realiza o trabalho de Controle de Pombos em Indústrias, hospitais, hotéis e centros comerciais. O Trabalho consiste em:
- análise do ambiente;
- identificação da espécie e seus hábitos;
- captura dos animais;
- instalação de barreiras físicas para evitar que aves se instalem novamente.
Os pombos capturados são transportados para viveiros próprios, onde são cuidados e têm a natalidade devidamente controlada, garantindo que não retornem ao local em que foram encontrados.
Em entrevista o Eng. Agronômo da BIOMAX Controle de Pragas, Marcel Tanzini, explica que os pombos se reproduzem com facilidade porque é altamente adaptável aos ambientes urbanos. Basta encontrarem os famosos 4A´s (água, alimento, abrigo e acesso).
Uma das primeiras atitudes, que pode ser realizada, é não alimentá-los. “Deixar de alimentar os pombos é a primeira atitude. Embora seja algo que faça parte de nossos hábitos e até da cultura, dar comida provoca o aumento das populações destes animais, o que resulta no maior risco de contágio de doenças em humanos.
É importante lembrar que medidas de controle com venenos e armas de fogo é legalmente proibida, o que significa que não é permitida a eliminação das aves. Portanto, o controle de pombos por meio das técnicas que compõe o Manejo Ecológico de Pragas Urbanas é ideal para controlar os pombos e evitar os danos causados pela super população dessas aves.