Índice
O raticida “chumbinho” parou de ser fabricado no Brasil devido a sua ineficácia e ao grande número de casos de intoxicação. Medida ressalta os benefícios da Desratização realizada por profissionais qualificados.
A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, informou o fim da produção do aldicarbe, mais conhecido como “chumbinho” no final de 2012.
Um único grama do veneno pode matar uma pessoa de até 60 quilos em meia hora.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldicarbe).
A substância, equivocadamente utilizada como raticida, é um agrotóxico com fins inseticidas voltado para utilização agrícola e também vem a ser um dos produtos com maior nível de toxicidade.
A decisão de retirar do mercado surgiu após o apontamento da grande quantidade de envenenamentos pelo aldicarbe e vem sido discutida desde 2006. De lá pra cá, várias medidas de prevenção foram tomadas como a inserção de compostos que provocam o vômito, proibição de transporte para determinados estados brasileiros e limitações de compra a apenas agricultores autorizados.
Foi determinado para o fabricante que seria adotado um processo de descontinuidade da produção. No começo de novembro de 2012 a fabricação foi oficialmente encerrada.
O processo de extermínio de ratos através do “chumbinho” também se faz ineficaz:
O animal que o ingere tem morte rápida, fazendo com que os outros habitantes do ninho evitem comer o alimento intoxicado.
Com a proibição do aldicarbe, outros métodos de eliminação de ratos ganham destaque, como a Desratização. Este método de controle de roedores inclui uma série de armadilhas físicas e químicas que acabam com o problema de acordo com o tipo biológico do animal. A prática é realizada por profissionais de dedetização e pode até mesmo excluir a possibilidade de se utilizar iscas tóxicas, como os raticidas anticoagulantes, evitando o mínimo risco de contato humano com os venenos aplicados.
Ao contrário do “chumbinho”, a desratização é eficaz, uma vez que o processo de intoxicação do animal se dá de forma lenta, impossibilitando o animal e sua família de reconhecerem a procedência do veneno. Além disso, o método também inclui medidas de prevenção para impedir que ocorram novas infestações no futuro.
Desratização
A BIOMAX é uma empresa de controle de pragas que adota o Manejo Ecológico de Pragas em todos os seus processos. Na desratização não é diferente. A BIOMAX possui profissionais especializados que prezam pela saúde humana, preservação do meio ambiente e atenção à processos produtivos em qualquer controle de praga, assegurando resolução total do problema e eliminando a possibilidade dos danos.