Prevenção com Controle de Pragas é a melhor estratégia para eliminar o problema com Escorpiões

Ao contrário do que muitos pensam, o Inverno é a estação do ano correspondente a reprodução dos escorpiões. Além disso, com o frio aliado ao clima úmido, os aracnídeos procuram por locais mais quentes para se esconder: cantos, frestas, buracos, entulhos, telhas, paletes, caixas, sapatos, casacos, roupas de cama etc. Por isso, a incidência de picadas pode ser maior neste período.

O perigo não está apenas em ambientes domésticos. A maioria das cidades conta com um extenso polo industrial, repleto de empresas, que, na maioria das vezes, são locais em potencial para a reprodução e abrigo dos escorpiões.

Nas indústrias, por exemplo, existe uma grande concentração de objetos que podem servir de abrigo para essa e outras pragas, como as aranhas. Os paletes de madeira (até as tratadas) e, mesmo os de polipropileno ou polietileno,  são ideais para esconder esse perigo. Os estoques são outro exemplo. Além de se tornarem abrigos para o escorpiões, eles servem de ninho para outros insetos que servem de presas e atraem os escorpiões.

Além de serem perigosos para o ser humano, existem leis que demandam o controle dessas pragas, sobretudo em alguns segmentos da indústria. É o caso das indústria de alimentos e da hotelaria.

No Brasil, o controle de pragas é estabelecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como requisito na indústria de alimentos e faz parte de uma série de exigências para certificações, como a ISO 22000.

Na indústria de alimentos, esse controle faz parte do conjunto de ações de Boas Práticas de Fabricação previstos para a aplicação do programa HACCP ou APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Existe Algum Veneno para Escorpião ?

Controle químico normalmente feito somente com veneno para escorpião é falho. Entenda mais sobre o porquê no artigo da BIOMAX aqui: Escorpiões: Veneno, Morfologia, Biologia e Prevenção

No caso de escorpiões e outros aracnídeos, a principal medida de controle é a prevenção, que deve ser feita de modo profissional, analisando todos os pontos críticos. A BIOMAX – Manejo Ecológico de Pragas, atua tanto na prevenção quanto no combate por meio do Controle Integrado de Pragas  . Essa técnica evita, sempre que possível, o uso de inseticidas, realizando mudanças nas estruturas físicas de empresas, assim como nos hábitos de limpeza e armazenagem.

Sumário
Ataques de Escorpiões Aumentam com o Frio
Nome do Artigo
Ataques de Escorpiões Aumentam com o Frio
Descrição
Prevenção com Controle de Pragas é a melhor estratégia para eliminar o problema com Escorpiões, problema que aumenta com o frio.
Autor
BIOMAX Controle de Pragas

A BIOMAX é especializada no controle de pragas em indústrias de alimentos, medicamentos e embalagens, em redes hoteleiras e hospitalares e nas demais empresas que procuram um programa sustentável com as exigências da Anvisa, da Norma ISO 22000, BPF, HACCP e Ministério da Agricultura. Utiliza o sistema de controle denominado Manejo Ecológico de Pragas (MEP) o qual une eficácia no controle das pragas e segurança para as pessoas e o meio ambiente. Atendemos toda a região Sudeste.