Índice
No Brasil, a cada hora, 19 pessoas são vítimas de insetos e animais venenosos. Abaixo os 5 Bichos que mais causam acidentes.
Lagarta
A lagarta ocupa a quinta posição no ranking de animais peçonhentos que mais levam brasileiros a procurar serviços de saúde. Em 2014, 3.530 pessoas foram vítimas de lesões provocadas pelas também conhecidas como taturanas. Os acidentes com lagartas ocorrem quando a pele entra em contato com as cerdas do animal, que contêm toxinas. A espécie do gênero lonomia, como a da foto, é a responsável pelos quadros mais graves.
Abelha
A abelha é o quarto animal que mais causa acidentes no País, com 14.205 pessoas vítimas em 2014, dado mais atualizado disponível. Ao picar, as abelhas perdem parte do aparato inoculador (ferrão), morrendo em seguida. O aparato possui músculos próprios e continuam injetando a peçonha mesmo após a separação do resto do corpo.
Aranha
A aranha é o terceiro animal que mais provoca acidentes no País. Em 2014, 27.085 pessoas tiveram de procurar serviços de saúde após serem picadas pelo bicho.
A aranha do gênero loxosceles, conhecida como aranha-marrom (foto), é a causadora do maior número de acidentes, seguida pela aranha armadeira.
Cobra
A jararaca e outras serpentes do gênero bothrops são as que mais causaram acidentes envolvendo humanos, segundo dados do Ministério da Saúde
Escorpião
O escorpião é o animal peçonhento que mais causa acidentes no Brasil. Foram 88.277 pessoas picadas no País somente em 2014.
Somados todos os tipos de animais peçonhentos, 171.238 pessoas procuraram um serviço de saúde em 2014 após serem picadas por esses bichos. Destas, 282 acabaram morrendo.
Fonte: O Estado de São Paulo